.
 
 
Manuseio do recém-nascido exige cuidado e delicadeza
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/11/2018

Manuseio do recém-nascido exige cuidado e delicadeza

Firmeza na cabeça é parte importante no desenvolvimento dos bebês

O controle da firmeza na região do pescoço é um processo natural no desenvolvimento do bebê e exige atenção dos pais e familiares ao manusearem o recém-nascido. A orientação mais importante é que todos precisam sustentar a cabeça e o pescoço com a palma da mão sempre que o tirar do berço ou o carregar no colo. O motivo para isso é que os músculos do bebê recém-nascido não são fortes o suficiente para dar firmeza na cabeça.

- Os pais devem fazer o suporte da cabeça do bebê com suas mãos, de forma a apoiar a região cervical, principalmente quando ao pegar o bebê com a intenção de levantá-lo ou tirá-lo da posição deitada. Por volta dos dois ou três meses de idade, a musculatura começa a ficar mais firme. O bebê que ao passar dos três meses continua com o “pescoço” muito mole, isto é, a região cervical está hipotônica e com isto o bebê acaba por não conseguir fazer este suporte por si mesmo, deve ser avaliado de forma a buscar uma possível causa e independente disto, iniciar uma intervenção de estimulação motora adequada – explica o responsável pelo Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Renato Santos Coelho.

Geralmente ao final do primeiro mês de vida, o bebê consegue erguer um pouco a cabeça e olhar para os lados quando deitado de bruços. De três a quatro meses há uma evolução e o bebê consegue manter o corpo um pouco erguido com firmeza. A partir dos cinco ou seis meses ele consegue manter a cabeça levantada sem dificuldade. As fases seguintes permitirão que ele role sente e engatinhe.


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: Play Press
Autor da Foto: Marcelo Matusiak

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602