.
 
 
Projeto Cidadania
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/10/2009

Projeto Cidadania

Caminhadas com Segurança programa atividades voltadas para a saúde

No domingo (25/10), a partir das 10 horas, o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança estará no Parque Trianon para realizar uma feira de saúde com exames médicos gratuitos, quick massagem e caminhada monitorada. O tema desta edição será os diferentes conceitos de calçados e como os novos materiais melhoram o conforto e a saúde dos pés, a ser apresentado em palestra do dr. Fabio Ravaglia, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde, ONG organizadora do evento.

São Paulo, 19 de outubro de 2009 – No próximo domingo (25 de outubro), a partir das 10 horas, o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, desenvolvido pela ONG Instituto Ortopedia & Saúde, levará ao Parque Trianon uma série de serviços gratuitos voltados à saúde da população. As principais atrações do evento têm sido a quick massagem, as atividades físicas orientadas por profissionais de educação física e a caminhada de 30 minutos monitorada por profissionais da saúde. Entre os exames gratuitos a serem oferecidos estão exames de glicemia, colesterol, medição da pressão arterial, densitometria óssea, baropodometria e avaliação postural. Na sequência, está programada uma palestra que terá como tema os diferentes conceitos de calçados e como novos materiais melhoraram o conforto e a saúde dos pés, a ser proferida pelo dr. Fabio Ravaglia, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde, ONG organizadora do evento. Nesse domingo, haverá a distribuição de brindes aos participantes.

Na palestra, o dr. Ravaglia abordará a aplicação de novas tecnologias na fabricação de calçados que podem trazer beneficios aos pés tanto de crianças quanto de adultos. Antigamente, os sapatos eram de couro e a preferência recaía sobre os solados mais duros, porque eram mais resistentes e, portanto, duráveis. As pessoas muitas vezes escolhiam os modelos mais fortes em detrimento da saúde dos pés e do conforto. Depois da Segunda Guerra Mundial, quando houve a ampliação do uso da borracha e do polipropileno, os sapatos passaram por uma revolução permanente. Com os novos materiais, a indústria desenvolveu modelos mais adequados para cada tipo de pé e também para os diversos usos, como os diferentes esportes. A durabilidade continua em alta, só que existe a preferência pelo que é confortável, por isso a escolha por calçados mais leves, flexíveis e sem costuras internas.

O Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança tem a sua realização viabilizada por conta da participação de profissionais e estudantes que se dispõem a oferecer serviços gratuitamente. Boa parte dos voluntários são profissionais da Arthros Clínica Ortopédica, que há mais de uma década realiza o atendimento de forma personalizada e com base em sólidos conceitos de humanização hospitalar. Atuam como voluntários também professores e alunos do Colégio Integral Inaci, que há 30 anos oferece educação profissionalizante e procura desenvolver em seus alunos uma visão crítica e consciente das necessidades da vida moderna.

O evento da ONG Instituto Ortopedia & Saúde acontece uma vez por mês, sempre aos domingos, tendo por ponto de encontro o portão 4 do Parque Trianon, em frente ao Masp, na avenida Paulista, 1.700. Este ano, estão programadas edições para 29 de novembro e 20 de dezembro. Desde a sua criação há cinco anos, o projeto realiza uma média de 300 exames médicos gratuitos a cada edição. Até hoje, já atendeu mais de 20 mil pessoas, que participaram de caminhadas monitoradas e receberam muita informação para melhorar a sua qualidade de vida. Outras informações podem ser obtidas no local ou no Instituto Ortopedia & Saúde pelo telefone (11) 3289-8000.

AGENDA

PROJETO CIDADANIA – CAMINHADAS COM SEGURANÇA

Local: Parque Trianon (portão 4, em frente ao Masp, avenida Paulista, 1.700)

Data: 25 de outubro de 2009 (domingo)

8 horas: Distribuição de senhas para os exames (número limitado)

9 horas: Início dos exames

10 horas: Palestra do dr. Fabio Ravaglia

10h30: Alongamento

10h45: Início da caminhada no Parque Trianon

11h20: Alongamento pós-caminhada

Informações: ONG Instituto Ortopedia & Saúde

Telefone: (11) 3289 8000

Instituto Ortopedia & Saúde

Idealizado pelo ortopedista Fabio Ravaglia, o Instituto Ortopedia & Saúde (www.ortopediaesaude.org.br ou www.osso.org.br) desenvolve uma série de ações para promover a democratização da informação sobre saúde e prevenção a doenças associada, principamente, à terceira idade. Para o especialista, a informação é a melhor maneira para garantir a qualidade de vida nesta fase da vida. Médico ortopedista graduado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), com residência médica no Hospital do Servidor Público Estadual, especialização em coluna vertebral Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho (Santa Casa de Misericórdia de São Paulo) e mestre em cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, dr. Fabio Ravaglia foi o primeiro brasileiro aceito pelo programa do Royal College of Surgeons of England, onde se especializou em ortopedia reumatológica — próteses e revisão de próteses articulares, artroscopia de várias articulações, tratamento de dor na coluna e traumatologia. Durante quatro anos, trabalhou como cirurgião ortopédico em hospitais ligados à Universidade de Bristol, na Inglaterra — país reconhecido pelo pioneirismo no desenvolvimento de próteses e de técnicas de ortopedia reumatológica. Presidente do Instituto Ortopedia & Saúde, organização não governamental que tem a missão de difundir informações sobre saúde e prevenção, também é membro do corpo clínico externo dos hospitais Albert Einstein, Oswaldo Cruz, Sírio Libanês e Santa Catarina; além de diretor-presidente da Arthros Clínica Ortopédica. O dr. Ravaglia é um dos destaques do anuário “Os Mais Admirados da Medicina”, uma publicação de 2008, da Análise Editorial, coordenada pelos jornalistas Eduardo Oinegue, Silvana Quaglio e Alexandre Secco, com dados de uma pesquisa inédita no Brasil que aponta quais são os médicos e hospitais mais respeitados.


Autor: Imprensa
Fonte: Printec Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581