.
 
 
Entenda as fases do desenvolvimento da linguagem e fala do bebê
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


11/04/2019

Entenda as fases do desenvolvimento da linguagem e fala do bebê

Pais devem estar atentos ao fatores que marcam cada etapa do processo de evolução da fala

As primeiras palavras de um bebê são sempre recheadas de alegria. No entanto, até que esse momento chegue, muitas vezes há uma angústia e preocupação. Um conceito importante é compreender que a fala é apenas uma parte da comunicação, uma vez que a criança se comunica desde os primeiros momentos de sua vida através do choro, do olhar e, depois, com vocalizações.

- Os pais devem ficar atentos com alguns marcos do desenvolvimento da fala que acontecem. Por volta de um ano, a criança pode já falar “mama e papa” se dirigindo aos pais, mas o limite para ter alguma palavra inteligível é até os 18 meses de idade. A partir desta idade ela deve ser avaliada decorrente deste atraso - explica o responsável pelo Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Renato Santos Coelho.

O número de palavras que são pronunciadas aparece em alguns de livros que tratam sobre o assunto, mas a recomendação do médico é não se ater a este dado de forma tão precisa e sim prestar a atenção no desejo que a criança expressa para se comunicar onde a fala vem de forma expressiva e também como ela compreende o que se fala a ela.

- O estímulo mais importante está em casa mesmo, onde os pais e os irmãos falem com o bebê. Olhem para ele, perguntem e expliquem o que vai ser feito. Não permitam que as tecnologias modernas, como aquelas que usam as telas substituam esta função tão nobre dada a nós pais. Não se deve transferir, isto é, terceirizar este papel para os “desenhos” que não interagem com os seus telespectadores, que são os bebês – completa Renato.

Além disso é importante lembrar que as crianças são diferentes e desenvolvem essas habilidades em momentos distintos. Sempre que houver uma suspeita de algum problema, o médico pediatra e um fonoaudiólogo devem ser procurados.


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: Play Press
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602