.
 
 
Balanço de ação do Dezembro Laranja mostra 22% de casos suspeitos de câncer de pele
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


11/02/2019

Balanço de ação do Dezembro Laranja mostra 22% de casos suspeitos de câncer de pele

Resultado foi fruto de um mutirão de atendimento realizado por dermatologistas associados da Regional Rio Grande do Sul da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Os pacientes foram atendidos durante o mutirão realizado no dia 1o de dezembro por médicos dermatologistas em diversas partes do Rio Grande do Sul. Aqueles, que tiveram algum tipo de suspeita de tumor detectado, receberam encaminhamento para tratamento cirúrgico, que já está sendo realizado. A ação integrou a programação do Dezembro Laranja e foi realizada pelo quinto ano consecutivo. Ao todo foram 1440 atendimentos e em 22% dos casos houve suspeita de câncer. O índice foi superior ao registrado no ano passado no RS, quando a marca ficou em aproximadamente 18%.

- A alta incidência do câncer de pele no nosso estado salienta a importância das orientações relacionadas ao excesso de exposição solar, maior fator causal associado ao desenvolvimento deste tipo de câncer – afirma a vice-presidente da SBD-RS, Taciana Dal'Forno Dini.

Os números também refletiram a continuação do Rio Grande do Sul como estado que tem índices piores do que a média nacional. No ano passado, segundo a SBD Nacional, a média de casos suspeitos no Brasil ficou em aproximadamente 14% na mesma campanha.

- Pela maior descendência europeia, os gaúchos apresentam a pele mais clara e, consequentemente, mais sensível às queimaduras solares – completa a médica.

A cidade de Canoas apresentou os maiores índices de casos suspeitos, seguido pela cidade de Rio Grande. Entre os municípios que fizeram parte da ação, as cidades de Lajeado e Caxias foram as que apresentaram os menores índices.

Médias de casos suspeitos 2018

Canoas: 34%

Rio Grande 32%

Santa Cruz 26%

Porto Alegre 18%

Passo Fundo 18%

Pelotas 17,5%

Lajeado 17%

Caxias 16%

Média RS 22%

Como foi a ação:

A Iniciativa contou com nove pontos de atendimento na capital e no interior do estado. A população de Porto Alegre, Canoas e de outros seis municípios do interior do Rio Grande do Sul, compareceu ao mutirão de atendimento para detecção precoce do câncer de pele

No estado, o mutirão foi organizado pela Regional Rio Grande do Sul da SBD (SBD-RS). Na capital, os pontos de atendimento foram a Unidade de Saúde do IAPI, também conhecido como Postão do IAPI, e o Ambulatório de Dermatologia Sanitária (ADS).

Ainda na Região Metropolitana, o Ambulatório de Dermatologia do Curso de Medicina da ULBRA (Canoas) também recebeu a população. No interior do estado, a ação contou com mais seis pontos: Centro Clínico da Universidade de Caxias do Sul (Caxias do Sul), Centro Clínico Univates (Lajeado), Residência Médica em Dermatologia – UFFS/HSVP (Passo Fundo), Centro de Especialidades Municipal da Pelotas (Pelotas), Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr (Rio Grande) e Hospital Ana Nery (Santa Cruz do Sul).

A Regional Rio Grande do Sul da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP-RS) apoiou a Campanha do Câncer de Pele, ajudando na resolução dos casos cirúrgicos atendidos no Posto do IAPI.

De acordo com dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que entre 2018 e 2019 sejam registrados 165.580 mil novos casos de câncer de pele não melanoma no Brasil. A estimativa demonstra uma redução de 10 mil ocorrências em comparação com o último biênio. 


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: Play Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602