.
 
 
Hospital Moinhos de Vento promove encontros sobre distúrbios do movimento
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/10/2009

Hospital Moinhos de Vento promove encontros sobre distúrbios do movimento

É a quarta edição do Simpósio Anual Distúrbios do Movimento e do Sistema Límbico e o primeiro encontro para tratar sobre Parkinson com familiares

O Núcleo de Neuromodulação, do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, promove na sexta-feira (23.10) encontro gratuito para profissionais da saúde e leigos sobre distúrbios do movimento e do sistema límbico. Dividido em duas partes, o evento reserva a parte da manhã (das 9 às 12h) para profissionais da saúde com palestras de neurocirurgiões, psiquiatras, psicólogos e outras áreas de apoio à saúde do Hospital, e à tarde (das 14 às 19h) para pacientes, familiares e cuidadores saberem mais sobre as alternativas de tratamento, as avaliações neuropsicológicas, a importância da alimentação no Parkinson e o valor da fisioterapia na recuperação.

 

Está confirmada a participação de pacientes operados no Hospital através da técnica de implante de eletrodo cerebral profundo que determina o alívio da rigidez muscular, reduz a lentidão de movimentos e o tremor, além de neutralizar as alterações provocadas pelo excesso de atividades dos núcleos cerebrais comprometidos.

 

A técnica cirúrgica que pode durar até oito horas, foi executada em 34 pacientes entre 29 anos e 77 anos. O procedimento se justifica apenas em pacientes que não toleram medicação ou então quando ela não produz mais efeitos e exige uma avaliação física e psicológica. Após a cirurgia, sessões de fisioterapia e fonoterapia são vitais para a recuperação plena e o retorno às atividades físicas leva em média de três a seis meses, que é o tempo necessário para ajuste da programação computadorizada do sistema implantado. A realização da cirurgia implica na participação de especialista em neuro-imagem, físicos, além de neurologistas e neurocirurgiões.

 

A mesma tecnologia é aplicada em tratamento de tremor não-parkinsoniano, distonias (contrações e contorções musculares) e “tics” (síndrome de Gilles de la Tourette). O Núcleo de Neuromodulação do Hospital Moinhos de Vento, que é coordenado pelo neurologista Nilo Lopes, estuda a possibilidade de expandir a técnica para tratamento de depressões graves e também nos casos de transtorno obsessivo compulsivo, em que o tratamento psiquiátrico e os medicamentos não melhoram os sintomas da doença. O encontro acontece no anfiteatro Schwester Hilda Sturm, 4º andar do Bloco Hospitalar (acesso pela Ramiro Barcelos, 910). Mais informações: www.moinhos.net no link Eventos.

 


Autor: Renatha Morés
Fonte: fróes, berlato associadas

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581