.
 
 
Site reúne informações para a melhorar a segurança de pacientes nos hospitais públicos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/04/2019

Site reúne informações para a melhorar a segurança de pacientes nos hospitais públicos

Desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento e Ministério da Saúde, o portal Caminhos da Segurança, do Projeto Paciente Seguro, orienta para a prevenção

Dicas simples, mas que nunca devem ser esquecidas, como higienizar bem as mãos para prevenir infecções, conferir dados e evitar quedas no ambiente hospitalar podem salvar vidas. Essas e outras informações úteis no dia a dia dos estabelecimentos de saúde estão disponíveis no site Caminhos da Segurança. Na ferramenta, qualquer pessoa pode acessar conteúdos sobre segurança do paciente nos hospitais e aprender com recursos diversificados, como vídeos, jogos online, infográficos e materiais para download. 

De uma forma lúdica e com linguagem simplificada, o site explica que a segurança do paciente leva em consideração os riscos mais comuns de acidentes em um serviço de saúde, reduzindo e prevenindo falhas que podem ser evitadas. Também são descritos os temas de atuação do projeto: identificação do paciente, cirurgia segura, comunicação efetiva, higienização das mãos, prevenção de quedas, segurança no uso de medicamentos e prevenção de lesões. 

Quem acessar os temas e completar todas as atividades (assistir uma animação e responder uma pergunta de cada tema) recebe o troféu de segurança do paciente – uma das interatividades proporcionadas pelo site. “De uma forma muito atrativa, de fácil compreensão, o portal proporciona esclarecimento para todos” afirma a médica Elenara Ribas, responsável técnica do Projeto Paciente Seguro. 

O portal é uma ação educativa desenvolvida pelo projeto Paciente Seguro, uma parceria entre o Hospital Moinhos de Vento e Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O principal objetivo do projeto é melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos de 15 Estados apoiando a implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde. “A educação de profissionais e usuários é um dos componentes mais importantes do projeto e acreditamos poder contribuir de forma significativa para a sociedade através deste site”, informa Daniela Cristina dos Santos, líder do projeto. 

Ainda no site, jogos interativos, como cruzadinhas, ache o erro e verdadeiro/falso, ajudam a reforçar os temas. No espaço de downloads, podem ser baixados o Guia do Paciente e o Guia dos Familiares e Acompanhantes, com informações que descrevem como cada um deve proceder para o melhor andamento dos processos. Também há cartazes para serem impressos e colocados em locais estratégicos em estabelecimentos de saúde abordando higiene das mãos e risco de quedas. 

Na seção Cursos, o usuário do site é direcionado para a plataforma AVASUS (Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS), onde está disponível o curso Segurança do Paciente nas Instituições de Saúde - também desenvolvido pelo projeto. O acesso é livre, para qualquer pessoa que tiver interesse. Realizadas na modalidade à distância, as aulas têm duração de 20 a 50 minutos. Entre os tópicos estão "Análise e gestão de riscos", "Cirurgia segura" e "Ferramentas de gestão da qualidade". 


Autor: Julia Machado
Fonte: Critério
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602