.
 
 
Páscoa: saiba como comer chocolate sem deixar a alimentação saudável de lado
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/04/2019

Páscoa: saiba como comer chocolate sem deixar a alimentação saudável de lado

Segundo a nutricionista do Programa Viver Bem, da Unimed Porto Alegre, Paula Corrêa, o chocolate não precisa ser um vilão na alimentação, basta saber escolher

Páscoa, para muitos, é sinônimo de celebração, família, união, e claro, chocolate. Inicialmente, a troca de presentes era realizada com ovos de galinha decorados. Porém, com o tempo, a matéria-prima passou a ser chocolate. Para a nutricionista do Programa Viver Bem da Unimed Porto Alegre, Paula Corrêa, o chocolate não precisa ser visto como sinônimo de má alimentação. “O ingrediente não precisa ser um vilão e pode até trazer benefícios à saúde, basta saber escolher e dosar”, afirma.

O problema é que o chocolate é considerado por muitos um desafio nas dietas por seu alto número de calorias e o excesso do consumo, muito comum nessa época, pode fazer mal à saúde. “O chocolate não precisa ser excluído da alimentação, ele é energético e nutritivo, porém também é rico em gorduras e açúcar. O cacau, principal ingrediente do chocolate, pode melhorar nosso humor e aliviar a ansiedade porque estimula a produção de serotonina, um hormônio que atua no sistema nervoso central proporcionando a sensação de relaxamento e prazer”, explica Paula.

Apesar de o cacau ser um bom ingrediente para o nosso organismo, muitos dos chocolates à venda são repletos de manteiga de cacau, sacaroses, aromatizantes e outros ingredientes sintéticos. Portanto, é necessário estar atento aos rótulos. “Procure versões com maior teor de cacau. Na lista de ingredientes, a massa de cacau deve ser um dos primeiros itens. Com relação à avaliação da tabela de informação nutricional, os chocolates com menor quantidade de gordura saturada e trans devem ser priorizados”, indica a nutricionista.

De acordo com Paula, a versão mais saudável do chocolate é a amarga, que contém de 50% a 85% de cacau. “Chocolates acima de 70% de cacau possuem mais flavonoides, substâncias antioxidantes que podem proporcionar melhorias para a saúde, como redução de colesterol ruim, proteção cardiovascular e controle de pressão arterial”. A nutricionista também confirma que, se você for realmente fã do doce, pode comer até 30g todos os dias sem preocupação. Por fim, aconselha: “Evite comer na empolgação - tenha calma e atenção para curtir esse momento e todas as sensações que esse alimento pode nos trazer”.

Já que o cacau é um ótimo alimento para se incluir na dieta, com diversos benefícios à saúde se consumido de maneira adequada, a nutricionista Paula Corrêa elaborou três receitas de doces. Assim dá para inovar um pouco e ir além dos tradicionais ovos de chocolate e comer doce na Páscoa sem culpa. Confira:

Brigadeiro de Banana com Cacau

Ingredientes:

1 banana nanica madura

2 colheres (sobremesa) de leite em pó desnatado

1 colher (sobremesa) de cacau em pó 100%

1 quadradinho de chocolate meio amargo em raspas

Modo de preparo:

Amasse a banana e esquente no micro-ondas por 1 minuto. Misture bem com o leite em pó e o cacau e acrescente em cima as raspas de chocolate.

Petit Gateau de Caneca

Ingredientes

1 ovo

1 colher de sobremesa de cacau em pó

1 colher de sobremesa de óleo de coco (ou outro óleo de sua preferência)

Modo de preparo:

Misture os ingredientes em uma xícara e leve ao microondas por 30 segundos.

Bolo de Mel

Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo integral ou aveia

½ xícara de açúcar mascavo

½ xícara de cacau em pó

1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio

1 colher de cravo em pó

1 colher de canela em pó

1 ½ xícaras de leite morno

½ xícara de mel

Modo de Preparo:

Coloque em uma vasilha todos os ingredientes secos, acrescente o mel e o leite morno. Misture tudo. Unte as forminhas de cupcake ou uma forma normal, leve ao forno pré-aquecido (180°) por aproximadamente 20 minutos.

Oficina da Unimed Porto Alegre ensina preparações saudáveis para a Páscoa

Quer mais ideias de doces para a páscoa, mas sem prejudicar a dieta? A Unimed Porto Alegre, por meio do programa Saúde do Idoso, promove a oficina Preparações Saudáveis para a Páscoa. A atividade acontece no dia 17 de abril, das 14h30 às 16h, no Espaço Viver Bem (Rua Miguel Tostes, 823 - Rio Branco). Para participar das oficinas, que são gratuitas e exclusivas para clientes, titulares e dependentes da Unimed Porto Alegre, é preciso realizar inscrição pelo 4004-2040, opção 6, ou em unimedpoa.com.br/blogviverbem


Autor: Amanda Barros
Fonte: Enfato

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602