.
 
 
Evento gratuito esclarece dúvidas sobre infarto
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/04/2019

Evento gratuito esclarece dúvidas sobre infarto

Palestra acontece neste sábado (27), a partir das 8h, no Hospital VITA Batel

“Desfazendo mitos sobre o infarto” é o tema da edição de abril do Viver Mais VITA, encontro mensal que oferece palestra gratuita a pessoas com mais de 60 anos. O encontro será conduzido pelo médico cardiologista Dr. Mario Sergio Cerci, neste sábado, 27 de abril, a partir das 8h, no Hospital VITA, localizado no Batel. 

“O infarto está entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo”, alerta Dr. Cerci. Segundo o médico, tabagismo, hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, sedentarismo, obesidade, estresse, alcoolismo e histórico familiar de infarto estão associados às causas do distúrbio. 

O médico conta que o problema cardiovascular, principalmente a doença coronária, tem maior incidência nos idosos e é responsável por mais de dois terços das mortes causadas por complicações cardíacas. “Pacientes idosos com infarto agudo do miocárdio têm mortalidade maior e há maior incidência de choque cardiogênico e ruptura do miocárdio, mesmo nos infartos considerados de baixo risco”, esclarece o especialista. 

Também chamado de infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco, a disfunção ocorre quando o fluxo de sangue que leva ao miocárdio (músculo cardíaco) é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado. 

O infarto pode ser fatal, por isso é necessário saber como prevenir. “Com tratamento adequado, é possível evitar danos significativos no músculo cardíaco, o que é primordial para que o paciente possa viver muitos anos sentindo-se bem. Daí a importância de buscar atendimento médico de emergência nos primeiros sinais do problema”, enfatiza Dr. Cerci. 

O Viver Mais VITA oferece aos participantes exames laboratoriais, seguido de café da manhã, palestra e atividades físicas e culturais - que têm a finalidade de incentivar e melhorar os hábitos de vida dos idosos. O programa conta com o apoio do Lanac - Laboratório de Análises Clínicas, que oferece exames preventivos aos 30 primeiros inscritos. Para participar do evento, que tem vagas limitadas, é necessário fazer inscrição pelo telefone (41) 3883-8414. 

Terceira idade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, são quase 26,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 13% dos habitantes do país, mas a estimativa é que em 2060 salte para 56 milhões. No mundo, o número de idosos com idade acima dos 65 anos era de 506 milhões em 2008, segundo o Departamento do Censo dos EUA. A entidade prevê que a terceira idade represente 14% da população global até 2040.  

SERVIÇO

Programa Viver Mais VITA
Palestra "Desfazendo mitos sobre o infarto”, com Dr. Mario Sergio Cerci
Data: sábado, 27 de abril, a partir das 8h
Local: Hospital VITA - Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 - Batel - Curitiba - PR
Informações e inscrições: (41) 3883-8414  


Autor: Cristina Sório
Fonte: CS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602