.
 
 
Desatenção e hiperatividade são os principais sinais do TDAH
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/05/2019

Desatenção e hiperatividade são os principais sinais do TDAH

Confira os principais comportamentos que podem ser indicativos dos transtornos

Falta de atenção, distração, esquecimento, inquietude, dificuldade de ficar parado. Esses atributos podem ser mais do que características da sua personalidade, mas apontar para uma doença: o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Apesar de ter surgido na literatura médica na primeira metade do século 20, ele se tornou um tema muito discutido nos últimos anos. Por isso, é importante saber identificar os sinais e procurar o auxílio de um especialista rapidamente.

O Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) é caracterizado por um padrão persistente de desatenção que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento, cujas manifestações devem estar presentes em mais de um ambiente. Já o TDAH combina esses sintomas a hiperatividade e a impulsividade. Confira os principais comportamentos que podem ser indicativos dos transtornos.

Desatenção:

– Não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido;
– Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
– Parece não escutar quando alguém lhe dirige a palavra;
– Não segue instruções até o fim e não consegue terminar tarefas;
– Evita, não gosta ou reluta em se envolver tarefas que exijam esforço mental prolongado;
– Perde coisas com frequência;
– Facilmente distraído por estímulos externos ou pensamentos;
– Esquecido em relação a atividades cotidianas.

Hiperatividade e impulsividade:

– Ser inquieto com mãos e pés;
– Ter dificuldade para ficar sentado;
– Frequentemente correr ou subir nas coisas;
– Ser incapaz de se envolver em atividades de lazer calmamente;
– Não conseguir ficar parado;
– Falar demais;
– Responder impulsivamente antes que a pergunta seja concluída;

– Ter dificuldade para esperar sua vez;
– Interromper ou se intrometer em conversas ou brincadeiras.

Diagnóstico e Tratamento

Para se enquadrar no diagnóstico da doença é necessária a presença de seis ou mais desses sintomas de desatenção e/ou hiperatividade por pelo menos seis meses. Eles devem surgir antes dos 12 anos, se apresentar em um grau inconsistente com o nível de desenvolvimento e ter impacto negativo nas atividades sociais e acadêmicas/profissionais.

O método mais utilizado para o tratamento do TDAH é a abordagem combinada (multimodal). Ela integra ações de psicoeducação com a família e com a escola, ajustes no ambiente para diminuir os estímulos que causam distração e o uso de medicamentos estimulantes como a Ritalina, que aumenta o nível de neurotransmissores. Além disso, é essencial um enfoque nos aspectos psicopedagógicos e a utilização de terapia cognitivo-comportamental, com foco a modificação de comportamentos, respostas emocionais e pensamentos negativos.

As pessoas com esse transtorno apresentam dificuldades para realizar ações do dia-dia como cumprir prazos, concluir tarefas e lembrar de compromissos importantes, como trabalhos escolares, pagar contas, datas comemorativas. Essas questões podem afetá-las psicologicamente, levando a se sentirem incapazes, por não terem confiança para exercer atividades importantes. “Eles apresentam baixa autoestima e têm mais chance de apresentar depressão e ansiedade. Além disso, em alguns casos, ocorre o desgaste das relações familiares devido a discussões e cobranças sobre falta de organização, por exemplo”, explica a psiquiatra Gibsi Rocha.

Entre as crianças e adolescentes, o desempenho e adaptação ao ambiente escolar são os grandes desafios. É essencial que tanto a instituição de ensino quanto a família reconheçam e trabalhem adequadamente com eles, evitando que eles sejam vistos somente como “aluno problema” por apresentar dificuldades para aprender. “O estudante com TDAH necessita de uma atenção mais individualizada. O ideal seriam salas de aula com número reduzido de alunos para implementação de estratégias específicas como a criação de listas de tarefas, o uso de lembretes em agendas ou cadernos e de cronogramas como ferramentas organizadoras de horários e datas importantes, estabelecendo uma comunicação com os pais a respeito de organização e tarefas. A o mesmo tempo, é importante recompensar progressos sucessivos ao invés de esperar comportamento perfeito”, ressalta. 


Autor: Redação
Fonte: Hospital São Lucas da PUCRS
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581