.
 
 
Dia Nacional de Mobilização Pró-saúde da População Negra
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/10/2009

Dia Nacional de Mobilização Pró-saúde da População Negra

Seminário promovido pela Secretaria Municipal da Saúde discute saúde da população negra em Porto Alegre

Integrando as atividades do Dia Nacional de Mobilização Pró-saúde da População Negra, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza nessa segunda-feira, 27, o Seminário Municipal de Saúde Integral da População Negra. O evento, que será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Administração (rua Siqueira Campos, 1300), discutirá as políticas de saúde pública para a população negra.

De acordo com a coordenadora da Política Municipal de Saúde da População Negra, Elaine Oliveira Soares, o objetivo do encontro é enfrentar o racismo e suas conseqüências sobre a saúde das crianças, mulheres e homens negros. “Precisamos combater as iniquidades em saúde e caminhar para o SUS que queremos”, avalia.

Conforme pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o risco de uma mulher grávida morrer em consequência de causas relacionadas à gestação pode ser oito vezes maior que o risco apresentado para uma mulher grávida vivendo em um país desenvolvido. E ainda, que os óbitos relacionados à gravidez, parto e pós-parto estão entre as 10 principais causas de morte de mulheres entre 10 e 49 anos de idade. A pesquisa aponta também, que a hipertensão arterial específica da gestação (eclâmpsia e pré-eclâmpsia) e o aborto são as causas mais frequentes de morte materna em todo o país, sobretudo entre as mulheres negras.

Programação

- 14h - Abertura pelo secretário de Saúde, Eliseu Santos, coordenador da Política para o Povo Negro do Gabinete do Prefeito, Clóvis Silva da Silva, coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Maria Letícia de Oliveira Garcia e coordenadora da Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra, Heloisa Helena da Silva Duarte.

14h30 - Apresentação cultural

14h45 - Posse do Comitê Técnico e da Coordenação da Política Municipal de Saúde da População Negra

15h - Palestras:
- Racismo faz mal a saúde - com Maria Inês Barbosa do Programa das Nações Unidas Para as Mulheres - Unifem

- Nossos passos vem de longe - a Política Nacional de Saúde da População Negra - com Stênio Dias Pinto Rodrigues da Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra

- Política de Saúde da População Negra em Porto Alegre: uma realidade, com Sergio Schiefferdecker coordenador da Assessoria de Planejamento e Programação da SMS.
 


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581