.
 
 
Palestra gratuita explica o que são dores articulares
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/06/2019

Palestra gratuita explica o que são dores articulares

O encontro será realizado neste sábado (29), a partir das 8h, na unidade VITA localizada no Batel

O Viver Mais VITA – ciclo de palestras gratuitas, promovido mensalmente pelo Hospital VITA, neste mês terá como tema as “Dores articulares”. O encontro, voltado a pessoas com mais de 60 anos, será ministrado pelo médico ortopedista Dr. Alaor Jason Brenner Neto, especialista em ombro e cotovelo. 

O médico vai falar sobre o que é tendinite, bursite, sinovite, artrose, passar conceitos gerais do que é uma dor articular, explicar o que é uma articulação e como esta funciona. “Geralmente a pessoa chega ao consultório com dúvidas e confusa, se queixando de dor, mas sem ter noção do real problema”, relata Dr. Alaor. 

A dor nas articulações, também chamada de dor articular, é uma sensação de desconforto, de incômodo e dor em uma ou mais regiões do corpo. Essas dores podem ocorrer com ou sem movimento muscular e podem ser graves o suficiente para limitar os movimentos. “Os pacientes costumam descrever a dor nas articulações como desconforto, inflamação, sensação de queimação ou rigidez”, explica o médico. 

As articulações são estruturas complexas incluindo, além das extremidades ósseas, cartilagem, membrana sinovial, ligamentos, tendões e bursas, que possibilitam os movimentos. As ações constantes e esforços possibilitam a ocorrência de problemas nessas regiões. 

Segundo Dr. Alaor, quando ocorre a inflamação dos tecidos que revestem uma articulação dá-se o nome de sinovite, geralmente está associada com doenças específicas, como artrite ou gota, mas pode também resultar de traumatismo, sobrecarga/peso ou uso excessivo. 

A artrose, também chamada de osteoartrite, é um problema que acomete as articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial. O especialista conta que a cartilagem articular tem por função promover o deslizamento, sem atrito, entre duas extremidades ósseas durante o movimento de uma articulação. Esse comprometimento pode causar dor, inchaço e limitação funcional. “Apesar de poder danificar qualquer junta do corpo, frequentemente, a artrose atinge as articulações da coluna, dos joelhos, das mãos e dos quadris”, destaca. 

Já a bursite, é uma inflamação que ocorre fora da articulação, em uma pequena bolsa de líquido, que tem a função de diminuir o atrito entre os tendões e o osso, amortecendo impactos e movimentos bruscos. 

A ocorrência de bursite é mais comum nos ombros, cotovelos e quadril, podendo ocorrer também nos joelhos, calcanhares, no dedão do pé e em outras articulações que realizam movimentos repetitivos. 

Quanto à tendinite, o médico explica que é a inflamação de um ou mais tendões que provoca inchaço e dores. É um problema comum, que pode ter diversas causas e costuma acometer principalmente os braços, ombros e punhos. “Sentir incômodo em algum tendão não indica necessariamente que alguém está com tendinite. Porém, não cuidar da dor pode fazer com o que o problema evolua”, alerta. 

Palestra

O encontro será realizado neste sábado (29), a partir das 8h, na unidade VITA localizada no Batel. A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas pelo telefone (41) 3883-8414. 

O Viver Mais VITA oferece aos participantes exames laboratoriais, seguido de café da manhã, palestra e atividades físicas e culturais - que têm a finalidade de incentivar e melhorar os hábitos de vida dos idosos. O programa conta com o apoio do Lanac - Laboratório de Análises Clínicas, que oferece exames preventivos aos 30 primeiros inscritos. 

Terceira idade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, são quase 26,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 13% dos habitantes do país, mas a estimativa é que em 2060 salte para 56 milhões. No mundo, o número de idosos com idade acima dos 65 anos era de 506 milhões em 2008, segundo o Departamento do Censo dos EUA. A entidade prevê que a terceira idade represente 14% da população global até 2040. 

SERVIÇO 

Programa Viver Mais VITA

Palestra "Dores articulares”, com Dr. Alaor Jason Brenner Neto, médico ortopedista especialista em ombro e cotovelo.

Data: sábado, 29 de junho, a partir das 8h

Local: Hospital VITA - Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 - Batel - Curitiba - PR

Informações e inscrições: (41) 3883-8414

Participação gratuita 


Autor: Cristina Sório
Fonte: CS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602