.
 
 
Curitiba é sede de debate sobre exame importante em Oncologia
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/10/2009

Curitiba é sede de debate sobre exame importante em Oncologia

A reunião acontecerá dia 30, às 10h45, na sala 8, no Expo Unimed Curitiba

Durante o Congresso Brasileiro de Cancerologia, no Expo Unimed Curitiba, a Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN), a Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) vão divulgar a lista de recomendações da Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET/CT), o mais avançado exame da Medicina Nuclear, que tem papel fundamental na avaliação de pacientes portadores de diversos tipos de tumores malignos.

Esta lista, além de orientar os médicos sobre às situações nas quais o exame PET/CT apresenta maior efetividade, será encaminhada à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e ao Ministério da Saúde, visando a inclusão do procedimento no rol da ANS e na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) na tentativa de ajudar a disponibilizar o exame à população em geral.

O PET/CT é um exame de corpo inteiro que avalia as lesões cancerosas do ponto de vista bioquímico e anatômico. Através das imagens, é possível diferenciar de forma não invasiva lesões benignas de malignas, determinar o grau de comprometimento do câncer no organismo, definir qual a modalidade de escolha para a terapia e monitorar o resultado do tratamento.

Segundo o dr. José Soares Jr, presidente da SBBMN, as vantagens versus o custo tornam a PET/CT cada vez mais importante no acompanhamento adequado de pacientes portadores de câncer, através do correto diagnóstico e evitando assim a realização de inúmeros procedimentos desnecessários e agressivos aos pacientes.

“A partir deste exame, o médico é capaz de decidir com segurança e rapidez qual a opção terapêutica mais adequada, como quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, e acompanhar a evolução do paciente”, enfatiza o médico nuclear.

A reunião contará com a participação do dr. José Soares Jr, presidente da SBBMN, do dr. Roberto Porto Fonseca, presidente da SBC, de representantes dessas sociedades médicas e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), além do dr. Juliano Cerci, responsável pela programação do Módulo de Imagem do congresso. A reunião acontecerá dia 30, às 10h45, na sala 8, no Expo Unimed Curitiba. Informações no site www.concan2009.com.
 


Autor: Imprensa
Fonte: CFM

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581