.
 
 
Fila no hospital: muitas vezes a espera é desnecessária
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/08/2019

Fila no hospital: muitas vezes a espera é desnecessária

Atendimento Pré-Hospitalar desafoga os hospitais e pode significar a diferença entre a vida e a morte para quem é atendido

A criança chora sem parar, chamando a atenção de todos ao redor. Com apenas quatro anos de idade, ele ainda não consegue dizer exatamente como está se sentindo e o choro é a forma de dizer que alguma coisa não vai bem. Mas sua mãe o consola como pode, enquanto aguarda pacientemente na fila do hospital. A considerar pelas dezenas de pessoas à sua frente, ela sabe que ainda ir esperar bastante.

A cena descrita acima retrata o que acontece todos os dias em hospitais por todo o país. Seja na rede pública ou em unidades particulares encontrar as recepções cheias de pessoas aguardando atendimento é uma realidade. Mas não precisa ser assim.

Boa parte das pessoas que vão até os hospitais em busca de um médico não precisaria estar lá e, na verdade, deveriam ser atendidos antes de chegarem lá. O Atendimento Pré-Hospitalar (APH) atua como um filtro do que irá chegar às unidades médicas. Do contrário, uma série de atendimentos que poderiam ser solucionados no local vão parar nos hospitais, gerando filas, congestionando o sistema e afetando a qualidade do serviço de saúde como um todo.

Em outra frente, APH pode ser a diferença entre a vida e a morte, pois muitas vezes a pessoa não pode esperar chegar a um hospital para ser atendida. Por isso existem empresas especializadas neste tipo de atendimento, como a Ecco Salva.

O cliente Ecco Salva solicita atendimento e aguarda a chegada da equipe médica, evitando o transtorno do deslocamento e filas em hospitais.

Casos resolvidos no local

As estatísticas da Ecco Salva apontam que cerca de 92% dos casos atendidos são solucionados no local da ocorrência, sem a necessidade de encaminhamento para internação. É mais comodidade e conforto para o cliente, e menor transtorno para a família.

As emergências e urgências (8% dos atendimentos) têm necessidade de internação e a estrutura da Ecco Salva torna este processo mais eficaz também. “O APH é conhecido por salvar vidas, pois é responsável por controlar e parar a evolução dos possíveis danos que podem levar à morte, principalmente, estando distante do ambiente hospitalar adequado. Dessa maneira, atua ativamente na redução de possíveis sequelas, intervindo o mais precocemente possível na ocorrência”, esclarece Juradilson de Santis, diretor-médico da Ecco Salva em Curitiba.

O atendimento médico se inicia bem antes da equipe médica chegar ao local onde o cliente está. “O médico regulador, presente 24 horas por dia na central de comunicação avalia cada caso e define a resposta mais adequada, seja apenas um conselho médico ou até o envio de uma equipe de atendimento ao local da ocorrência com a estrutura mais adequada ao caso”, esclarece Santis.

Ele explica que os atendimentos são realizados conforme protocolos de atendimento e técnicas especiais. Por isso, as equipes médicas passam por treinamentos e reciclagens constantes.

Todos os médicos da Ecco Salva possuem certificação da American Heart Association (AHA), e recebem reciclagens constantes nos principais programas de certificação internacional voltados para o atendimento de urgência e emergência. A Ecco Salva, inclusive, é uma das certificadoras da AHA no Brasil.

Central de Orientação Médica Telefônica

A Ecco Salva também disponibiliza para seus associados um número para esclarecimento de dúvidas de saúde. Além de comodidade e segurança para o cliente, este serviço contribui para a resolução de ocorrências. “Muitas solicitações são simplesmente para buscar informações sobre dose de medicamentos, dúvidas sobre sinais e sintomas de doenças. Situações como essas são atendidas pelo médico presente 24h na central e muitas vezes não demandam o envio de uma equipe ao local. Atualmente estes telefonemas representam cerca até 10% de todos os atendimentos presenciais” finaliza Santis.

No final das contas, o tempo em que íamos correndo para o hospital ao menor sinal de mal-estar ficou no passado. Hoje, o APH vem dar qualidade no atendimento, comodidade às pessoas e eficiência ao sistema. E, o que é melhor, está ao alcance da maioria das pessoas.

Saiba mais a Ecco Salva e seus planos em eccosalva.com.br
 


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa da Ecco Salva
Autor da Foto: Acervo Fundação Oswaldo Cruz

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581