.
 
 
Dia Mundial de Combate ao AVE
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/10/2019

Dia Mundial de Combate ao AVE

Docente da área da Saúde do Senac Saúde comenta sobre uma das doenças que mais mata no mundo

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é popularmente conhecido como Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou como “derrame”. Existem dois tipos, o AVE Isquêmico e o AVE Hemorrágico. O mais comum é o Isquêmico, com 80% dos casos, que ocorre quando um coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo em uma determinada área do cérebro. O Hemorrágico acontece em 20% dos casos, e é quando um sangramento ocorre dentro ou ao redor do cérebro.

O dia 29 de outubro é destacado como o Dia Mundial de Combate ao AVE. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a cada seis segundos, uma pessoa morre por causa da doença, isso significa mais de 6 milhões por ano, em todo o planeta. No Brasil, é uma das maiores causas de morte e a primeira causa de incapacidade.

Isabel Cristina Michailoff, professora dos cursos de Especialização da área da Saúde do Senac Saúde, explica qual seria o melhor caminho para a prevenção de um AVE. “Diante da informação e conhecimento dos fatores de riscos como obesidade, hipertensão e estresse, as pessoas deveriam se conscientizar e adotar hábitos saudáveis tais quais: alimentação adequada, atividade física, uso correto de medicamentos e etc. No cenário mundial atual é visível o desconhecimento da população acerca dos riscos potenciais e dos sinais e sintomas da doença”.

Segundo a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), 90% dos casos da doença poderiam ter sido evitados. Os sinais de alerta são: perda da força motora, dormência nos braços e pernas, dificuldade de enxergar ou de se comunicar, tontura, falta de equilíbrio ou dor de cabeça súbita e insuportável.  


Autor: Redação
Fonte: UFFIZI
Autor da Foto: Divulgação Senac-RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602