.
 
 
Retirada de tumor no ovário é realizada com robô em Porto Alegre
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/10/2019

Retirada de tumor no ovário é realizada com robô em Porto Alegre

Procedimento de alta complexidade ocorreu pela primeira vez no Hospital Moinhos de Vento

O tumor no ovário afeta o sistema reprodutor feminino e é a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Em casos malignos, pode evoluir para um tipo letal câncer. A cirurgia para sua retirada é complexa e a recuperação costuma ser mais lenta. Mas o uso da tecnologia tem ajudado pacientes e médicos. Na última semana, o Hospital Moinhos de Vento realizou essa operação com auxílio de equipamento robótico. 

Feito por poucos médicos no mundo em função de sua complexidade, o procedimento ocorreu pela primeira vez na instituição. Uma paciente de 45 anos, com um tumor benigno, foi atendida pela equipe liderada pelo ginecologista e obstetra Marcos Wengrover Rosa. Os cirurgiões Mauro Weiss, Jose Antonio Perrone, Raquel Dibi e Cláudio Crispi também integraram o grupo. 

“A cirurgia robótica proporciona maior segurança ao paciente quando comparada a uma operação comum, em virtude de todos os mecanismos que envolvem o robô”, ressaltou Rosa. Segundo o médico, o pós-operatório também traz menos dor e reduz o uso de medicações analgésicas, agilizando a alta hospitalar. “Nesses casos, a pessoa pode estar em casa no dia seguinte.” 

Pioneirismo e tecnologia

Em linha com alguns dos principais centros globais de saúde, o Moinhos de Vento tem apostado na cirurgia robótica para melhorar a experiência de seu paciente. Com a tecnologia adquirida no ano passado, mais de 200 procedimentos já foram realizados no hospital – muitos deles em tratamentos urológicos. 

A redução do tempo no bloco cirúrgico e de internação é um dos benefícios desse tipo de operação. O uso dos robôs também garante cortes menores e sangramentos mais controlados, graças ao seu alto nível de segurança e precisão.


Autor: Redação
Fonte: Moinhos / Critério
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602