.
 
 
Pediatra: o médico da criança e do adolescente!
 
Artigos
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/10/2019

Pediatra: o médico da criança e do adolescente!

Opinião: Presidente da Sociedade de Pediatria do RS: Cristina Targa Ferreira

Ingressamos no mês de outubro, mês da criança, de forma especial, pois entre 9 e 12 de outubro teremos, em Porto Alegre, o maior evento da Pediatria Brasileira: o 39o Congresso Brasileiro de Pediatria. São aguardados 6.500 pediatras de todas as regiões do Brasil. A iniciativa da Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade de Pediatria do RS. (SPRS) coloca em evidência inovações como saúde ambiental, mundo digital, toxicologia, microbioma e atualizações em asma, alergias e intolerâncias alimentares e outras doenças.

Reforçaremos a importância dos primeiros 1000 dias da criança, que vão desde a sua concepção até o final do segundo ano. Sabe-se que inúmeras doenças do adulto, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, alergias e doenças autoimunes, têm início neste período da vida. Políticas públicas e cuidados médicos específicos, principalmente durante a gravidez, a lactação e os primeiros anos de vida são fundamentais e, nesta etapa da vida, o médico pediatra pode intervir e fazer toda a diferença. Por fim, salientaremos que o paciente pediátrico passa por muitas fases na vida e o médico formado e preparado para atender todas essas diferentes etapas é o Pediatra.

Estamos atentos a temas atuais como prevenção de doenças, falta de vacinas, trabalho em idades inadequada e abusos. Por outro lado, trabalhamos campanhas de educação em parceria com a Agência Paim de Publicidade que, voluntariamente, tem desenvolvido campanhas como: “obesidade infantil”, “seu filho é que você come” e “álcool na adolescência”. Este ano, estamos implementando o tema que defende o uso adequado das telas pelas crianças. O deputado estadual Pedro Ozorio Pereira, simpático à nossa ideia, apresentará Projeto de Lei que procura adequar da melhor maneira possível o uso das telas. Já está comprovado pela neurociência que esse uso excessivo prejudica o desenvolvimento cerebral da criança.

É gratificante constatar que o abnegado trabalho, desenvolvido pela diretoria e pelos sócios da SPRS, em busca de benefícios para as crianças gaúchas, tem resultado em importantes conquistas para a sociedade. 


Autor: Cristina Targa Ferreira, Presidente da Sociedade de Pediatria do RS
Fonte: PlayPress
Autor da Foto: Marcelo Matusiak

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602