.
 
 
Expectativa de vida de brasileiros com sobrepeso é 3,3 anos menor que a média geral
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/11/2019

Expectativa de vida de brasileiros com sobrepeso é 3,3 anos menor que a média geral

De acordo com o Ministério da Saúde, 55,7% da população brasileira está acima do peso

Os brasileiros com sobrepeso vivem 3,3 anos a menos que a média geral. Os dados são do relatório The Heavy Burden of Obesity – The Economics of Prevention (O pesado fardo da obesidade - A economia da prevenção, em tradução livre), divulgado em outubro deste ano, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O médico gastroenterologista, especialista em cirurgia bariátrica, Dr. Henrique Eloy, explica que só é considerado com sobrepeso quem apresenta Índice de Massa Corporal (IMC) entre 25 e 30 Kg/m², e que essa condição é a etapa anterior à obesidade. “O sobrepeso já é considerado um malefício para a pessoa por acarretar problemas conhecidos como a inaptidão para fazer atividade física, propensão a diversas doenças, maiores tendências a diabetes e hipertensão, sem contar os riscos de derrames por causa da maior tendência a ter aumento de triglicérides e colesterol”, afirma.

Além dos problemas listados, o excesso de peso pode afetar a capacidade cognitiva de crianças e adolescentes. Dr. Henrique explica que a dificuldade que os jovens e crianças com excesso de peso têm para praticar atividades físicas faz com que sejam isolados socialmente pelos colegas e se tornem propensos a desenvolver um quadro depressivo não diagnosticado.

Em agosto deste ano, o Ministério da Saúde divulgou a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), concluindo que 55,7% da população brasileira apresenta excesso de peso. A pasta ainda estima que, até 2022, 46,5% dos meninos entre 5 e 9 anos, e 38,2% das meninas com a mesma idade sofram com o excesso de peso ou obesidade.

“É um ciclo vicioso. Quando a pessoa começa a ganhar peso, ela tende a diminuir a atividade física, ou a protelar seu início e, assim, passa a contribuir para o surgimento de problemas de saúde”, afirma Dr. Henrique Eloy. Para ele, as pessoas com excesso de peso devem manter um balanço adequado entre atividade aeróbicas e anaeróbicas, a fim de perder peso e fortalecer a musculatura ao mesmo tempo, ganhando massa magra.

O médico ainda alerta que a alimentação saudável e rotina de atividades físicas são imprescindíveis para manter um peso saudável. Além disso, Dr. Henrique Eloy ressalta que o poder público, juntamente com a comunidade médica, deveria tratar o combate à obesidade e o excesso de peso de forma intensa e agressiva, assim como fez nas campanhas contra o tabagismo. “Ver uma criança comendo um salgadinho e tomando um refrigerante deveria nos causar tanto espanto quanto ver uma criança fumando”, compara. 


Autor: Redação
Fonte: Naves Coelho Comunicação
Autor da Foto: Freepik

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602