.
 
 
Simpósio discute benefícios da humanização nas UTIs
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


11/12/2019

Simpósio discute benefícios da humanização nas UTIs

Encontro promovido pelo Hospital Moinhos de Vento ocorre quinta-feira (12)

Quem precisa visitar um paciente internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) conhece a rotina: contato somente em horários fixos e por tempo determinado. Entretanto, há alguns anos, esse entendimento vem mudando, e novos procedimentos estão sendo adotados pelas instituições. Para discutir esses e outros avanços, o Hospital Moinhos de Vento promove quinta-feira (12) o Simpósio de Humanização em UTI.

O ponto de partida do encontro está no projeto UTI Visitas. Desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), a iniciativa flexibilizou o acesso de familiares aos pacientes internados em unidades de tratamento intensivo. A medida foi adotada em 36 instituições do país – entre elas, o Moinhos de Vento.

O simpósio é organizado pela equipe idealizadora do UTI Visitas e responsável por sua implantação na instituição. “Estamos tentando estudar e construir novos métodos de cuidado, tanto para o paciente como para a família e para a equipe, que vão além dos procedimentos convencionais, do remédio e do exame. O paciente não está aqui apenas tratando de uma doença. É uma pessoa, com individualidades e vínculos afetivos”, salienta a coordenadora assistencial do CTI Adulto, enfermeira Daiana Barbosa 

A intenção do encontro é debater e apresentar os resultados do UTI Visitas. “Falar em humanização é falar sobre temas que não estão nos protocolos tradicionais. Estamos, nesse sentindo, trabalhando com um tripé: família, paciente e equipe. Essa aproximação traz benefícios para os três elos”, sinaliza Daiana.

Durante os painéis, serão analisados aspectos como os cuidados para viabilizar a presença de familiares na unidade e seus papéis, a redução de danos intra e pós internação, a humanização na reabilitação física, mental e espiritual e o suporte psicológico. As mesas contarão com a participação de familiares para discutir as vantagens para os pacientes.

Preocupação mundial

Entre os pontos abordados, um em especial vem se revelando preocupação mundial: a Síndrome de Burnout. O assunto foi incluído na programação, de acordo com Daiana, em razão da avaliação positiva do tema durante a execução do UTI Visitas. “Avaliamos, na linha de base, antes de abrir a visita, e depois da intervenção. E comparamos. Os índices da doença reduziram nos profissionais envolvidos no programa”, explica a enfermeira.

O painel sobre a síndrome será ministrado pela neurologista Maria Cecília Aragon de Vecino. “O índice de burnout é maior em colaboradores que atuam em UTI e emergência. Esse é um tema novo, que vem sendo discutido no mundo inteiro. E a doutora Maria Cecília é uma referência na área”, aponta a coordenadora assistencial do CTI Adulto. 

Iniciativa premiada

O projeto UTI Visitas vem sendo reconhecido nacional e internacionalmente. De 2017 a 2019, o programa desenvolvido em 36 unidades país afora recebeu seis prêmios – entre eles, o Patient and Family Centered Care Award, pelo Johns Hopkins Partners Forum, e o 37th ISICEM Award, pelo ISICEM-Brussels.

As duas premiações se somam ao troféus nacionais Top Cidadania, concedido pela ABRH, Top Inovação em Processos e Top de Marketing categoria Ouro, ambos da ADVB, e o mais recente, Gestão Qualidade e Segurança, pela CBMI-AMIB. Além disso, a iniciativa é tema de seis publicações de revistas especializadas internacionais.

O simpósio ocorre das 8h às 18h15, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm, e é destinado a colaboradores, corpo clínico e alunos do Hospital Moinhos de Vento. As inscrições podem ser feitas pelo site https://humanizacaoemuti.eventize.com.br/.


Autor: Melina Fernandes
Fonte: Moinhos / Critério
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581