.
 
 
Saiba como controlar a ansiedade no trabalho e seja feliz
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/02/2020

Saiba como controlar a ansiedade no trabalho e seja feliz

Entender os gatilhos causadores da ansiedade é o primeiro passo para eliminá-la

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país onde se encontra o maior número de pessoas ansiosas no mundo, o transtorno acomete um a cada 10 brasileiros.

A ansiedade, segundo a psicóloga e supervisora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, Aline Gorris, é um sentimento considerado normal diante de situações diversas, mas existe um limite para não ser prejudicial à saúde.

“Todas as pessoas possuem algum nível de ansiedade, sendo inclusive uma resposta biológica de nosso corpo frente às “ameaças” e “perigos” vivenciados. No entanto, sempre que um sentimento for tão predominante a ponto de impedir a pessoa de realizar suas atividades cotidianas, e esteja causando problemas na vida profissional ou pessoal, o indivíduo deve buscar ajuda de um especialista”, revela.

No trabalho

Esse cuidado deve ser mantido no mercado de trabalho, já que diversas situações podem despertar a ansiedade. O aumento da concorrência, a carga algumas vezes excessiva de trabalho, a falta de reconhecimento, o medo de perder o emprego, uma vez que, mais de 12 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão desempregados, têm tornado o ambiente de trabalho cada vez mais desafiador e competitivo.

Se esses ou outros motivos estão causando ansiedade demasiada no trabalhador, a especialista revela que o primeiro passo é a pessoa compreender e analisar a causa do sentimento, para posteriormente agir e eliminá-la.

Gorris explica que algumas perguntas podem ser feitas para autorreflexão, como por exemplo: Em quais momentos tenho me sentido ansioso? Fico ansioso ao pensar em algo ou por uma situação que ocorreu? Qual é o padrão para esses pensamentos e acontecimentos?

“Analisando e compreendendo melhor os gatilhos da ansiedade, torna possível a ação para controlar e melhorar o ambiente de trabalho”, ressalta a psicóloga.

Atenção

Empresas preocupadas com a saúde e bem-estar de seus colaboradores estão atentas com seus sentimentos e comportamentos. A profissional da Prati-Donaduzzi salienta que é importante que o ambiente de trabalho seja agradável e propício ao crescimento pessoal.

Segundo comenta a psicóloga, os gestores também podem auxiliar para prevenir a ansiedade da equipe. “Estabelecer metas alcançáveis e criar um espaço onde há confiança e diálogo são algumas das ações que gestores podem realizar. Aqui na empresa temos um olhar sempre atento. Quando um gestor perceber que o colaborador está com dificuldades emocionais, em conjunto com o RH, deve encaminhá-lo ao profissional especializado”, explica.

Como detectar a ansiedade?

A ansiedade pode gerar alguns sintomas corporais que variam de pessoa para pessoa. Os mais comuns são: inquietação, falta de concentração, pensamentos acelerados ou indesejados, fadiga, suor, falta de ar, respiração rápida, insônia, pesadelos, entre outros. 


Autor: Redação
Fonte: Race Comunicação
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581