.
 
 
Fecomércio-RS segue defendendo extinção do Piso Regional
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/02/2020

Fecomércio-RS segue defendendo extinção do Piso Regional

Mesmo depois de enviada a proposta de reajuste, entidades pedem ao governador Eduardo Leite que reveja mínimo incompatível com a realidade econômica do RS

Descolada da realidade econômica do Rio Grande do Sul, a manutenção de um piso salarial regional no Estado vem prejudicando a produtividade e a competitividade da economia gaúcha, na visão da Fecomércio-RS. O piso regional foi criado em 2001, em um contexto de salário mínimo nacional defasado. Nas últimas décadas, o cenário mudou, com expressivos reajustes, levando à extinção da conjuntura que justificaria e sustentaria a existência de um piso regional diferenciado. Tendo em vista esta realidade, a Fecomércio-RS protocolou no último dia 14, em conjunto com a Farsul e a Fiergs, um pedido para que o governador Eduardo Leite considere o fim do salário mínimo regional. Nesta terça-feira (18/02), o Governo do RS enviou uma proposta de aumento de 4,5% para cinco faixas salariais. As entidades gaúchas seguem defendendo a extinção.

Para visualizar o quanto o salário mínimo regional gaúcho se distanciou da realidade econômica, basta analisar a relação entre o crescimento econômico e o aumento do piso. Entre 2001 e 2019, enquanto a inflação acumulada (IPCA) foi de 216,0%, o piso regional foi reajustado em 719,3%, acumulando um ganho real de 159,2%. Neste mesmo período, o PIB gaúcho cresceu 40,3%. De 2003 a 2017, o Rio Grande do Sul foi o penúltimo estado da Federação em crescimento econômico e, entre 2001 e 2018, o antepenúltimo em geração de empregos formais. Mesmo assim, mantém um mínimo que, se congelado em 2020, ainda estará 18,4% acima do salário mínimo nacional.

O que a divergência entre os números indica, se traduz na prática. “Ao manter um piso com reajustes desproporcionais ao crescimento econômico, o Estado se torna menos atrativo para empresas de fora e limita o crescimento dos negócios aqui baseados, já que as empresas que competem em mercados de outros Estados não conseguem ajustar seus preços a um piso sobrevalorizado”, afirma o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Segundo ele, outro ponto a destacar é que a liberdade das negociações coletivas de diversas categorias é afetada e as pessoas com menor nível de escolaridade e renda ficam mais vulneráveis à informalidade quando o mercado se torna incapaz de arcar com reajustes acima da sua taxa de crescimento.

Sobre o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac - A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui 103 sindicatos filiados e representa mais de 546 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,5 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS. Mudar a vida das pessoas por meio da educação profissional é o compromisso do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul – Senac-RS, que já capacitou mais de sete milhões de gaúchos em sete décadas de atuação. Ofertando educação profissional em todos os níveis de ensino, da Pós-Graduação ao Jovem Aprendiz, na modalidade presencial e a distância, a entidade conta com mais de 60 pontos de atendimento que possibilitam atender todos os 497 municípios gaúchos. Já o Sesc/RS atua promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é o de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 70 Unidades. Mais informações pelos sites: www.fecomercio-rs.org.br/www.senacrs.com.br e www.sesc-rs.com.br/


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa da Fecomércio RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581