.
 
 
Novo livro da Manole sobre depressão orienta terapeutas a prestar atendimento remoto
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


19/05/2020

Novo livro da Manole sobre depressão orienta terapeutas a prestar atendimento remoto

Ativação Comportamental na Depressão é voltado ao tratamento do nível mais avançado do transtorno e permite que o profissional tenha ferramentas para ajudar seu paciente a identificar e trabalhar seus problemas de comportamento

O livro tem um capítulo especialmente formulado para o atendimento psicológico remoto, necessidade gerada pela pandemia

O novo livro da Manole, Ativação Comportamental na Depressão traz uma abordagem prática para o trabalho de uma das formas mais graves da doença. Trata-se da chamada terapia comportamental de terceira geração, técnica baseada em pesquisa e utilizada por instituições como opção psicossocial de primeira linha no tratamento do transtorno. A obra, que tem como público-alvo terapeutas comportamentais e cognitivos, ganhou um capítulo especial para orientar os profissionais sobre o atendimento psicológico remoto, necessidade gerada pela pandemia do coronavírus.

Um dos objetivos da terapia comportamental de terceira geração é dar meios para que o terapeuta auxilie o paciente a identificar e trabalhar questões de comportamento, que prejudicam a vida em sociedade. A terapia é feita por meio de atividades adaptativas, que podem estar associadas a experiências de prazer, minimizando condutas que mantêm ou aumentam o risco de depressão e sanando problemas que limitam o acesso ao reforçamento positivo.

Punição social na aprendizagem de comportamentos depressivos e ansiosos, suicídio e insônia são outros temas abordados no livro.

Sobre os autores:

PAULO R. ABREU é behavioral activation trainner, coordenador do Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba (IACC) e doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Também é editor-chefe da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva e autor de inúmeros capítulos, artigos nacionais e internacionais sobre depressão, terapias comportamentais contextuais e análise do comportamento.

JULIANA H. S. S. ABREU é behavioral activation trainner, coordenadora do Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba (IACC) e doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP).Também é autora de inúmeros capítulos e artigos nacionais sobre depressão, terapias comportamentais contextuais e análise do comportamento. 


Autor: Redação
Fonte: DOC PRESS Comunicação
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581