.
 
 
LIDE Talks
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/06/2020

LIDE Talks

Violência contra a mulher é um dos desafios a ser enfrentado pelo Estado, aponta a chefe da Policia Civil

Delegada Nadine conta com a integração entre as corporações e ajuda da população pelos canais de denúncias para diminuir o número de ocorrências contra a mulher 

Considerado um dos maiores problemas no País, o sistema de Segurança Pública no Rio Grande do Sul, também enfrenta enormes desafios, entre eles a contenção dos índices de homicídio e a redução dos casos de violência contra a mulher. 

Para falar sobre o tema, o LIDE RS promoveu mais uma edição do LIDE Talks, nesta quarta-feira, 3, reunindo o vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Junior; o comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Rodrigo Mohr Picon; e a delegada chefe da Polícia Civil, Nadine Tagliari Farias. O debate foi coordenado pelo presidente do Comitê de Segurança do LIDE RS, Wagner Luciano Machado, que também é diretor-presidente do Grupo Epavi. 

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Junior, falou sobre a queda dos índices de criminalidade no Estado e dos bons resultados a partir do projeto estruturante RS Seguro. Segundo ele, em 2019, o RS obteve os melhores indicadores de criminalidade em uma década.  Ao comentar as diretrizes da Segurança Pública – integração, inteligência e investimento qualificado, Ranolfo falou sobre a possiblidade de ser estabelecido um canal exclusivo entre os órgãos de segurança pública e as empresas de vigilância. “A troca de informação nestes casos é fundamental e vamos avançar nesta questão”, avalia o secretário. 

A delegada Nadine apontou a integração entre as corporações como um dos fatores para a queda dos índices criminalidade, sem deixar de considerar o aumento da violência contra mulher nestes meses de pandemia do coronavírus. “Não podemos afirmar ainda que os picos de feminicídios estejam ocorrendo em função de as pessoas estarem em isolamento em casa, mas também não excluímos esta possibilidade”, afirma Nadine. 

Desde que foi decretado o estado de calamidade pública, a Polícia Civil ampliou seus canais de denúncia online, inclusive pelo whatsapp, visando não apenas as mulheres, mas os grupos mais vulneráveis da população como as crianças, adolescentes e idosos. Conforme a delegada, a Polícia está atenta às pessoas com problemas familiares. “O Estado precisa intervir. E para isto, é necessária a ajuda da comunidade”. 

O Cel. Mohr destacou o grande preparo que as forças da Brigada Militar realizaram para o enfrentamento da Covid-19. Medidas internas de controle e apoio ao efetivo, orientações sobre prevenção, adoção de todos os cuidados para que os policiais se sentissem seguros para ir às ruas. “Queríamos que a população tivesse a certeza de que não iríamos parar. Aumentamos as abordagens durante a madrugada e assim diminuímos as ocorrências nas ruas”, afirma o comandante da BM. 

Na opinião do presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez, “a segurança pública é um fator fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado e para voltarmos a ser protagonistas no cenário nacional”. Ele lembrou a importância da interlocução entre o setor público e privado para que sejam conhecidas e debatidas ações visando enfrentamento da questão que é tão importante para o cidadão em sua liberdade de ir e vir. 

Sobre o LIDE

O Grupo de Líderes Empresariais - LIDE (www.lidebr.com.br), que hoje conta com mais de 2.000 empresas filiadas no Brasil e no Exterior, é uma associação de empresários que objetiva incentivar e promover o relacionamento e os princípios éticos de governança e respeito ao meio ambiente no Brasil. Fundado em São Paulo, o LIDE expandiu sua iniciativa na região Sul, nos estados de SP, MG, RJ, DF, BH, GO, AM, CE, PE, PR, BA, GO, SC e em países como Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Uruguai, Estados Unidos, México, Alemanha, Itália, Portugal, Suíça, Mônaco, Angola, Marrocos, Moçambique e China. Sua é missão estimular a integração entre lideranças empresariais, empresas privadas e organizações públicas gerando conteúdo comprometido com a livre iniciativa, o Estado de Direito e o progresso.


Autor: Jane Castro
Fonte: Martha Becker
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581