.
 
 
Jogador de 70 anos disputa o Circuito Sesc de Futebol Virtual
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/08/2020

Jogador de 70 anos disputa o Circuito Sesc de Futebol Virtual

E destaca os benefícios dos games para a saúde. Morador de Viamão, Marcos Fraga Corrêa já chegou até as oitavas de final em uma das etapas do torneio de PES 2020

Se você fosse descrever a rotina de uma pessoa de 70 anos, como seria? Para o vendedor Marcos Fraga Corrêa, a prática de exercícios físicos, como caminhadas e alongamento, está sempre presente como uma forma de manter a saúde do corpo. Para cuidar da mente, ele recorre a uma atividade pouco comum para pessoas da idade: jogos de videogame. Morador de Viamão, ele é um dos participantes do Circuito Sesc de Futebol Virtual - PES 2020, que terá etapas municipais até o final de novembro, com a final estadual sendo disputada em dezembro, em Porto Alegre.

Marcos joga futebol virtual desde 2010 e foi inscrito na competição pelos netos, que também disputam o Circuito, mas utilizando o jogo FIFA 20. Até agora, ele participou da etapa Gravataí, na qual chegou às oitavas de final, e está na posição 29 do ranking, que hoje o colocaria na final estadual. Para conseguir elevar cada vez mais o nível, ele pratica diariamente. “Já tenho mais de 2.100 partidas on-line, sem contabilizar os amistosos e os do campeonato do Sesc. Jogo todos os dias no meu escritório, tenho uma poltrona e uma TV lá, especialmente para isso”, explica.

Além dos momentos de diversão e lazer, os jogos eletrônicos também proporcionam benefícios para a saúde mental. Uma pesquisa desenvolvido pela Universidade Estadual da Carolina do Norte revelou que pessoas com 50 anos ou mais que jogam videogames relatam níveis mais altos de bem-estar emocional e têm menos tendência a desenvolver casos graves de depressão.

Também há estudos que demonstram que os games virtuais melhoram as funções de memória, atenção, tomada de decisão, planejamento, coordenação motora, raciocínio e aprendizagem, além de diminuir o risco de demência e ajudar no tratamento de doenças como o Alzheimer. “O jogo trabalha muito a mente. Quando estou fazendo uma jogada de ataque, por exemplo, tenho pouco tempo para decidir se vou chutar a gol ou fazer um passe. Se me desconcentro por um segundo, erro a jogada”, afirma Marcos.

Jogador mais velho da competição até o momento, cuja média de idade dos jogadores é de 25 anos, o vendedor conta que as pessoas ficam surpresas quando descobrem que estão duelando com um gamer de 70 anos. “Se surpreendem porque aqui isso não é tão comum. No Japão, há salas de videogames para idosos, e os índices de Alzheimer e demência estão entre os menores do mundo”, completa. 

Até novembro, o Circuito Sesc de Futebol Virtual está com inscrições abertas para as etapas municipais dos torneios de PES 2020 e FIFA 20, que classificam os 32 melhores de cada ranking para as finais estaduais. Mais informações sobre as datas das próximas etapas e o acesso às inscrições podem ser obtidos no site www.sesc-rs.com.br/esporte/futebolvirtual

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS
Autor da Foto: Divulgação Sesc/RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581