.
 
 
Menos para os pais, mais para as filhos: com quem está o poder nas novas construções familiares?
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/10/2020

Menos para os pais, mais para as filhos: com quem está o poder nas novas construções familiares?

A queda do patriarcado na sociedade moderna não ofereceu a tão sonhada igualdade entre a maternidade e paternidade dentro das tradicionais famílias brasileiras

Na obra "Déspotas mirins, o poder nas novas famílias", a psicanalista, doutora e pós-doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP Marcia Neder analisa a queda do domínio patriarcal e revela de quem é a culpa das crianças sem limites

Afinal, de quem é a verdadeira culpa das crianças que aterrorizam a vida dos professores e o convívio sociofamiliar? Segundo a psicanalista e pós-doutora pela PUC Marcia Neder, a resposta está na “pedocracia”, nome que criou para a era do poder infantil, modelo caracterizado pela vida em família que gira em torno da criança desde a gravidez.

A autora revela na obra Déspotas mirins, o poder nas novas famílias que o declínio do patriarcado deu mais poder para os pequenos e não para as mulheres. Como são elas as responsáveis pelos cuidados e educação dos filhos, também tornam-se as mais submetidas a esses “novos tiranos”.

A autora recusa as noções de função materna e paterna ao argumentar que essas noções prolongam a desigualdade de gêneros. Nessa divisão, é a mãe a responsável pelos cuidados dos filhos, pela sua formação e educação. É uma separação que obriga a mulher a escolher entre sua carreira e a maternidade, interrompe seus projetos e a afasta do mercado no período em que todos lutam por crescimento e melhores posições profissionais.

O livro contribuiu com os casais que querem ter filhos sem cair na armadilha da “pedocracia” e também é fundamental para que a família e as demais instituições educadoras possam entender e enfrentar o problema da tirania das crianças.

Prefaciado pelo psicanalista e professor da PUC-SP Renato Mezan, Déspotas mirins, o poder nas novas famílias é uma arma na luta contra a “pedocracia” que termina por impor a submissão das mulheres à criança. Além da obra, Marcia é autora de outras produções como “Os Filhos da Mãe: como viver a maternidade sem culpa e sem o mito da perfeição”, que desmistifica a maternidade e mostra o preço que as mulheres pagam pela idealização da mãe que só se realiza pelo sacrifício de si.

Ficha Técnica:
Título: Déspotas mirins, o poder das novas famílias
Autor: Marcia Neder
Editora: Metamorfose
ISBN-13: 978-8553074174
Páginas: 190
Link de venda Amazon:  https://amzn.to/2EA15Nb
Preço: R$60,00
Link de venda site autora (aba contato): https://www.marcianeder.com.br/

Sobre a autora: Marcia Neder é psicanalista com pós-doutorado e doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP e também professora adjunta (aposentada) da UFMS, onde criou e coordenou a linha de pesquisa Psicanálise e cultura.

Redes Sociais:


Autor: Gabriela Kugelmeier
Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor da Foto: Marcia Neder é psicanalista com pós-doutorado e doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581