.
 
 
Dicas de leitura para o verão
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/01/2021

Dicas de leitura para o verão

Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2020 indica obras para começar bem o ano

Escritor gaúcho Tônio Caetano foi vencedor da edição do ano passado na categoria Contos

Os dias de férias são ótimos para colocar a leitura em dia e viajar também com o mundo dos livros. Para auxiliar na escolha, o escritor gaúcho Tônio Caetano, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2020 na categoria Contos, selecionou alguns títulos para quem deseja começar o ano na companhia de boas histórias. Caetano conquistou a premiação com o livro Terra nos cabelos, lançado no ano passado. Uma ótima opção de leitura, a coletânea de contos apresenta diferentes percursos da mulher na sociedade, envolvendo questões que abordam o mundo do trabalho, o primeiro beijo, ritos de iniciação e violências externas e internas submetidas ao sexo feminino.

O penúltimo livro lido pelo escritor gaúcho foi a sua primeira indicação: Notas de um filho nativo, de James Baldwin. Uma obra de não ficção sobre raça e identidade de um dos escritores mais brilhantes do século XX. “São ensaios, mas parece uma conversa profunda com alguém. O texto aproxima o leitor; esse livro me abriu a cabeça em diversos assuntos”, conta Caetano. Publicada originalmente em 1955, a obra é uma reunião de ensaios escritos entre as décadas de 1940 e 1950, onde ele conta sua própria experiência com reflexões sobre ser um escritor negro e homossexual, e retrata com muita sensibilidade questões de identidade, racismo, relação entre pai e filho e homofobia. 

Outro título de destaque é Encontro Você no Oitavo Round, de Caê Guimarães, também vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2020, porém, na categoria Romance. Em uma narrativa que trata de redenção, um atleta se debate entre um incômodo zumbido e a memória de outra ocupação antes de se dedicar ao boxe. Dias antes da sua última luta, ele conhece uma jornalista disposta a conhecer o que o fez tomar o caminho dos ringues. “Caê é poeta e este é seu primeiro romance. A poesia passeia pela prosa e deixa a história mais profunda, bonita e marcante, mesmo nas quedas. Diferente de quando ligamos a TV e assistimos a uma luta de boxe, na obra olhamos a vida do lutador detalhadamente, seguimos e sentimos com ele cada round”, afirma. 

“Um livro de bolsa, pequeno, mas gigante”, é assim que Caetano descreve Reboco, de Karine Bassi. Com diversos contos, a escritora traz temas como vida na periferia, amor, amizade, família, empatia entre professora e aluna como incentivo para os estudos, sororidade, violência contra mulher entre outros. “Nas histórias, pensamos na nossa vó, mãe, irmãos e amigos. São diversas reflexões em uma linguagem muito humana. Achei muito original o olhar da Karine para a figura masculina, geralmente não tratada de forma tão profunda psicologicamente na literatura”, descreve. Além da escrita, o traço delicado das ilustrações de Karine também está presente no livro. 

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS
Autor da Foto: Tônio Caetano - Prêmio Sesc de Literatura 2020 Conto - Cred Rafael de Oliveira

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581