.
 
 
Evento do Hospital Moinhos aborda imunoterapia em pacientes com câncer de cabeça e pescoço
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/01/2021

Evento do Hospital Moinhos aborda imunoterapia em pacientes com câncer de cabeça e pescoço

Conferência online e gratuita debaterá o impacto de novas formas de imunoterapia no aumento das taxas de controle e cura da doença

De acordo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada ano, são diagnosticados 43 mil novos casos de cânceres que envolvem as regiões da cabeça e pescoço. A situação complexa e agressiva da doença exige investimentos em pesquisas e tratamentos avançados. Uma das alternativas que vem sendo aplicada é a imunoterapia. No estudo KEYNOTE-048, publicado na revista The Lancet, em 2019, foi demonstrado que o uso da imunoterapia em pacientes com cânceres recidivados ou metastáticos de cabeça e pescoço levou a um ganho de sobrevida significativo.

A imunoterapia deixa o sistema imunológico ativo para ir até as células tumorais, combatê-las de forma relativamente seletiva e com menos efeitos adversos. “Esse tipo de tratamento com inibidores de checkpoint libera os freios dos nossos linfócitos, que, por sua vez, poderão destruir as células tumorais”, explica o   chefe de Serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento, Sérgio Roithmann. Ele destaca que esse é o maior avanço no tratamento do câncer na última década. O oncologista acrescenta que, em se tratando de câncer de cabeça e pescoço, a cura se dá por meio de cirurgia, radioterapia e quimioterapia. “Em alguns casos, a doença se apresenta de forma mais avançada, e em outros, retorna. São nesses eventos que a imunoterapia faz a diferença e é recomendada”, salienta Roithmann.

Na próxima terça-feira (19), o Hospital Moinhos de Vento tratará do assunto no ciclo de eventos científicos “Avanços em Pesquisa Clínica em Oncologia”. O debate, que revisará o papel da imunoterapia, pacientes que mais se beneficiam e em quais situações devem ser utilizadas, tem como palestrantes o oncologista clínico do ICESP Felipe Roitberg e a oncologista do Hospital Moinhos Fernanda Casarotto. A mediação será de Sérgio Roithmann.

A palestra online começa às 19h e tem como público-alvo especialidades que tratam o câncer de cabeça e pescoço, incluindo oncologistas clínicos, radioterapeutas, cirurgiões de cabeça e pescoço e interessados na área. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do hospital. 


Autor: Melina Fernandes
Fonte: Moinhos / Critério
Autor da Foto: Centro de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento possui equipe multidisciplinar especializada em câncer de cabeça e pescoço. Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581