Concebido antes da pandemia, o circuito levaria presencialmente ao Interior do RS a peça “2068” e oficina de técnica em máscara expressiva, mas foi integralmente adaptado ao ambiente digital
De 8 a 18 de julho, o grupo Máscara EnCena realiza um circuito digital abrangendo seis cidades do interior do Rio Grande do Sul, que inclui apresentação online de peça teatral “2068” e do filme inspirado no espetáculo; debates com artistas locais; residência ao vivo para artistas da cena, e sorteios regionais de bolsas para curso online sobre técnicas em máscaras expressivas. O “Máscara EnCena: 2068 em Movimento”, 100% online e gratuito, será voltado às cidades de Santa Maria, Montenegro, Bento Gonçalves, Rio Grande, Caxias do Sul e Passo Fundo, e está sendo realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura.
As exibições do espetáculo teatral “2068” gravado e do filme “206820”, inspirado na peça, serão públicas e poderão ser acessadas através do canal de Youtube do Máscara EnCena (link abaixo). Após as apresentações da peça teatral, haverá debates com interação via chat no próprio Youtube. Os debates contarão com artistas de cada região, e, durante o encontro, serão sorteadas 20 bolsas para a “Corpo-Máscara”, curso gravado sobre a técnica de atuação com máscara expressiva, direcionadas à cidade a qual a sessão é dedicada. As exibições do espetáculo 2068 terão edições com legendagem (LSE) e AD, e os debates contarão com tradução simultânea em LIBRAS, tornando-se acessível ao público cego e surdo.
Ainda dentro do projeto, uma residência ao vivo, com a participação dos fundadores do grupo Máscara EnCena, será realizada em agosto, para a qual serão selecionados 2 artistas por localidade.
MÁSCARA ENCENA: 2068 EM MOVIMENTO
Filme “2026820” (apresentação disponível somente no horário de exibição):
Dias 8 e 15 de julho – às 20h - Youtube
Peça teatral “2068” - (gravação disponível somente no horário de exibição), e debates online ao vivo:
Dias 10*, 11, 17** e 18 de julho – 18h – Youtube e Zoom
Dias 09 e 16 de julho – 20h - Youtube e Zoom
* Peça teatral “2068” com legendagem (LSE)
**Peça teatral “2068” com audiodescrição (AD)
Residência Corpo-Máscara – online ao vivo
De 3 a 8 de agosto
INFORMAÇÕES SOBRE OS EVENTOS:
O acesso a toda programação estará disponível no site do grupo: www.mascaraencena.com
Canal do Youtube do grupo Máscara Encena:
www.youtube.com/channel/UCZ1YBAlekUUummCKYZTANGg
2068 (espetáculo): www.mascaraencena.com/2068
Sinopse: Ainda é possível sonhar? Fazendo alusão a uma temporalidade futura, o espetáculo “2068” retrata a resiliência humana através da manipulação e uso de máscaras expressivas. Diferentes pessoas estão confinadas em um espaço de privação das liberdades individuais, em que, para se manter vivo, é preciso se alimentar constantemente de esperança.
Ficha Técnica:
Direção: Liane Venturella
Dramaturgia: Máscara EnCena e Liane Venturella
Elenco: Alexandre Borin Camila Vergara Fábio Cuelli e Mariana Rosa
Trilha Sonora Original: Caio Amon
Prêmios:
Prêmio Açorianos de Teatro 2019: Melhor Produção
6 indicações: Melhor Espetáculo, Melhor Elenco, Melhor Produção, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Iluminação e Melhor Figurino.
Prêmio Olhares da Cena 2019: Melhor Trilha Sonora
6 indicações: Melhor Espetáculo, Melhor Produção, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Iluminação, Melhor Figurino e Melhor Fotografia de Cena.
Prêmio CENYM de Teatro Nacional 2020: Melhor Grupo (Máscara EnCena) e Melhores Efeitos Sonoros
14 indicações: Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Grupo de Teatro, Melhor Qualidade Artística de Produção, Melhor Qualidade Técnica de Produção, Melhor Elenco, Melhor Figurino, Melhor Iluminação, Melhor Trilha Sonora, Melhor Sonoplastia, Melhor Efeitos Sonoros, Melhor Cartaz, Melhor fotografia, Melhor Adereços e Objetos Cênicos.
206820 (filme)
Sinopse:
Em um tempo-espaço distópico, suspenso em meio aos sonhos e movimentos naturais da vida, encontra-se um grupo de pessoas confinadas em um espaço mínimo que impossibilita qualquer privacidade. 206820 é uma investigação teatral cinematográfica que permeia a clausura e liberdade, ficção e realidade, através do uso e manipulação de máscaras e bonecos frente a linguagem audiovisual. Cruzamentos criados pelo elenco, dentro e fora da caixa e que atravessam o passado, o presente e o futuro e tentam responder à questão: "ainda é possível sonhar?".
Filme inspirado no espetáculo 2068, com direção cinematográfica de Mauricio Casiraghi. No elenco, estão os atores Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa.
O filme recebeu o Prêmio Braskem de Artes Cênicas (2020) por Melhor Trilha Sonora para Caio Amon.
FICHA TÉCNICA DO PROJETO:
Todas as atividades são idealizadas e produzidas pelo grupo Máscara EnCena, que é formado pelos artistas: Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa.
Direção de Produção: Camila Vergara
Comunicação e Assistência de Produção: Mariana Rosa
Administração: Daniela Ramirez
Assessoria de Imprensa: Prática Comunicação
Concepção Gráfica e Web Design: Eroica Conteúdo
Designer Gráfico: Darlan Gebing
Acessibilidade: OVNI Acessibilidade
Realização e Produção: Máscara EnCena
Apoio: Fecomércio SESC RS, Fundarte, UFSM, UERGS, Tem Gente Teatrando, Secretaria Municipal e Teatro Municipal de Rio Grande, OVNI Acessibilidade.