.
 
 
Sesc/RS apresenta espetáculos gratuitos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/06/2022

Sesc/RS apresenta espetáculos gratuitos

“Deus e o Diabo na Terra da Miséria” e “Faísca D’Água: O Encontro da Natureza com a Humanidade”

Peças com classificação livre serão reproduzidas no Parque Farroupilha, no dia 18 de junho, às 11h e 14h respectivamente

Duas peças do 16º Festival Palco Giratório Sesc serão apresentadas gratuitamente no próximo final de semana no Parque Farroupilha, em Porto Alegre. Os espetáculos “Deus e o Diabo na Terra da Miséria”, do grupo Oigalê (RS), e “Faísca D’Água: O Encontro da Natureza com a Humanidade”, do Ueba Produtos Notáveis (RS), foram transferidos em razão da chuva e encantarão o público no dia 18 de junho, às 11h e 14h, na Cancha de Bocha e Expedicionário da Redenção, respectivamente. Produções locais com anos de história, as obras são abertas para pessoas de todas as idades.

Lançado em 1999, “Deus e o Diabo na Terra da Miséria” é baseado no Capítulo XXI do Livro Dom Segundo Sombra, de Ricardo Güiraldes. Essa é uma farsa gaudéria que aborda o universo de Miséria, um gaúcho dono de uma ferraria que certo dia recebe a visita de Nosso Senhor e São Pedro. É agraciado com três pedidos, com os quais engana os diabos. Mas Miséria, por ter enganado Deus e o Diabo, não entrou no céu e nem no inferno, por isso se diz que desde então a miséria ficou vagando pelo mundo.   

Já “Faísca D’Água: O Encontro da Natureza com a Humanidade” aborda a importância da preservação dos saberes e fazeres do povo brasileiro, iniciando pelas tradições dos povos originários, a chegada dos europeus e dos africanos, até os atuais imigrantes. Tem como mote o embate entre natureza e humanidade, uma vez que, no enredo, a natureza resolve tirar a água da humanidade. O ponto de partida é o encontro de dois seres cheios de sabedoria: um representa a magnitude dos seres humanos e seus modos de cultivo, e o outro está ligado a terra, seus elementos, geografia, fauna e flora. O encontro desses personagens faz o público refletir sobre mitos, lendas, cultivos, partindo de suas origens e de como eles constroem a identidade de um povo a partir da diversidade.   

O 16º Festival Palco Giratório Sesc aconteceu entre 12 e 29 de maio em Porto Alegre. Entre as salas de teatro e o Parque Farroupilha, mais de 9 mil pessoas prestigiaram as 42 apresentações realizadas. Durante todo o ano, o Sesc/RS realiza diversas atividades culturais em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Acompanhe as novidades pelo site www.sesc-rs.com.br

Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

16º Festival Palco Giratório Sesc 

18/06 (sábado)

Deus e o Diabo na Terra da Miséria

Grupo Oigalê (RS)

Horário: 11h 

Local: Cancha de Bocha do  Parque Farroupilha (Redenção)

Sinopse: Lançado em 1999, “Deus e o Diabo na Terra da Miséria” é baseado no Capítulo XXI do Livro Dom Segundo Sombra, de Ricardo Güiraldes. Essa é uma farsa gaudéria que aborda o universo de Miséria, um gaúcho dono de uma ferraria que certo dia recebe a visita de Nosso Senhor e São Pedro. É agraciado com três pedidos, com os quais engana os diabos. Mas Miséria, por ter enganado Deus e o Diabo, não entrou no céu e nem no inferno, por isso se diz que desde então a miséria ficou vagando pelo mundo.   

Faísca D’Água: O Encontro da Natureza com a Humanidade

Ueba Produtos Notáveis (RS)

Horário: 14h 

Local: Monumento ao Expedicionário no Parque Farroupilha (Redenção)

Sinopse: Aborda a importância da preservação dos saberes e fazeres do povo brasileiro, iniciando pelas tradições dos povos originários, a chegada dos europeus e dos africanos, até os atuais imigrantes. Tem como mote o embate entre natureza e humanidade, uma vez que, no enredo, a natureza resolve tirar a água da humanidade. O ponto de partida é o encontro de dois seres cheios de sabedoria: um representa a magnitude dos seres humanos e seus modos de cultivo, e o outro está ligado à terra, seus elementos, geografia, fauna e flora. O encontro desses personagens faz o público refletir sobre mitos, lendas, cultivos, partindo de suas origens e de como eles constroem a identidade de um povo a partir da diversidade.   


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581