.
 
 
Câncer renal assintomático pode ser diagnosticado em exames de imagem
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/06/2023

Câncer renal assintomático pode ser diagnosticado em exames de imagem

Doença afeta principalmente a faixa etária a partir dos 60 anos e, na maioria das vezes, o rim é preservado e retirado apenas o tumor

Em mais de 90% dos casos, o câncer renal é assintomático, ou seja, não apresenta sintomas nas fases iniciais. Sua descoberta acontece de maneira incidental quando, por outros motivos, a pessoa precisa se submeter a algum exame de imagem que acaba detectando o tumor. É uma doença que ocorre mais frequentemente a partir dos 60 anos e quando chegam a surgir os sinais, tais como sangue na urina, dor lombar, perda de apetite e perda de peso, é porque as lesões já são maiores e se encontram em um estágio mais avançado.

O diagnóstico de massas renais é feito por imagem como ecografia, tomografia ou ressonância magnética e as características reveladas nos exames irão sugerir maior ou menor probabilidade de câncer. A detecção da doença tem aumentado nas últimas décadas, sobretudo os casos de pequenas massas renais (menores de 4cm) devido à realização em larga escala de exames de imagem.

"Na grande maioria das vezes, é possível fazer cirurgias minimamente invasivas nas quais é salva grande parte do rim, retirando somente o tumor, com segurança. Modernos exames de imagem, associados à tecnologia robótica tem auxiliado nessa maior precisão, inclusive para casos mais desafiadores e avançados", afirma coordenador nacional de Urologia do Grupo Oncoclínicas, Dr. André Berger. Ele acrescenta que a recuperação do paciente é rápida e a taxa de cura pode chegar próxima de 99%.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a incidência de câncer renal no Brasil é de 7 a 10 casos para cada 100 mil habitantes. Dr. Berger destaca, porém, que é possível reduzir os riscos de desenvolver a doença através da atividade física frequente e evitando-se o tabagismo.

Sobre o Grupo Oncoclínicas

A Oncoclínicas - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.600 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 133 unidades em 35 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos no acesso ao tratamento oncológico, realizando mais de 500 mil procedimentos no último ano (2022). É parceira exclusiva na América Latina do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MEDSIR, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional. 


Autor: Tiago Ritter - Moglia Comunicação
Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581