.
 
 
Tabagismo contribui para o surgimento de diversas doenças além do câncer de pulmão
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/08/2023

Tabagismo contribui para o surgimento de diversas doenças além do câncer de pulmão

Desenvolvimento de problemas cardiovasculares como AVC e infarto, extremamente prevalentes, são algumas consequências do fumo

Apesar das campanhas de conscientização dos riscos associados ao tabagismo e de programas para cessação do tabaco, estimativas mundiais indicam que 1 bilhão de pessoas fumam e que o número de óbitos pode chegar a 8 milhões/ano em decorrência de doenças relacionadas ao tabaco. Além do câncer de pulmão, o tabagismo contribui para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares como AVC e infarto, com elevada prevalência no nosso meio. De acordo com estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo também pode desencadear outros tipos de câncer tais como leucemia mieloide aguda; câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; câncer de rim e ureter; câncer de laringe (cordas vocais); câncer na cavidade oral (boca); câncer de faringe (pescoço); câncer de estômago; câncer de cólon e reto.

O oncologista Dr. Alexei Peter dos Santos, da Oncoclínicas no RS, destaca que o tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência de nicotina presente nos produtos derivados do tabaco. Isoladamente, é a maior causa evitável de morte precoce no mundo. Em função da dependência da nicotina, o paciente fica exposto a milhares de substâncias tóxicas e cancerígenas liberadas e inaladas conjuntamente no ato de fumar. "Justamente por esta exposição crônica ocorrem o adoecimento e mortes prematuras relacionadas ao tabagismo".

Devido aos danos provocados, a recomendação é não fumar. "Se você fuma, procure ajuda e tratamento para parar de fumar. Considerando que temos mais de uma dezena de tumores associados ao tabagismo, não temos uma quantidade exata de tabaco que constitui fator de risco ou se seria seguro fumar sem consequências adicionais", observa o oncologista. Existem equações adotadas pelos especialistas que, com base no número de cigarros consumidos diariamente, anos de vício e a idade do paciente, são utilizadas para definir critérios de rastreamento de câncer de pulmão em pacientes tabagistas, sendo preconizada uma carga igual ou superior a 30 anos-maço, em pacientes entre 55 a 74 anos, dependendo da referência utilizada.

Hábitos saudáveis

O tabagismo, no entanto, não é a única causa evitável de câncer. Os hábitos de vida saudáveis como manutenção de dieta equilibrada, prática de atividades físicas e controle de peso corporal constituem práticas de vida saudável e que evitam fatores de risco também para outras doenças. Neste processo, também contribuem positivamente ações como evitar exposição solar excessiva, uso de protetor solar, redução ou cessação de álcool e evitar carnes processadas.

Além de cessar o tabagismo, é importante:

- Atingir e manter um peso saudável durante a vida (considerando condições clínicas/idade/modificação de necessidades);

- Manter-se fisicamente ativo, conforme recomendações da OMS para atividade física;

- Ter uma dieta equilibrada, variada, rica em vegetais, frutas e grãos;

- Evitar carnes processados, alimentos ricos em açúcar adicionado e alimentos altamente processados;

- Evitar álcool;

Sobre o Grupo Oncoclínicas

A Oncoclínicas - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.600 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 134 unidades em 35 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos no acesso ao tratamento oncológico, realizando mais de 500 mil procedimentos no último ano (2022). É parceira exclusiva na América Latina do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MEDSIR, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional. 


Autor: Gabriel Souza - Moglia Comunicação Empresarial
Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor da Foto: Freepik

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581