.
 
 
Por que sinto nojo em relação a determinados alimentos?
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/11/2009

Por que sinto nojo em relação a determinados alimentos?

Tire suas dúvidas com os melhores especialistas

Existem comidas que ajudam a manter o bronzeado?
Não existe nada comprovado cientificamente em relação a isso. A maioria das pessoas acha que alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, beterraba e abóbora, podem acelerar ou manter o bronzeado da pele. Porém, a substância é antioxidante, o que significa que ela atua somente no combate aos radicais livres, mas não participa do processo de ativação da melanina. Os ingredientes citados até fazem bem para a pele como um todo, porque, entre outras coisas, participam da síntese de colágeno, mas não têm ação relacionada com a cor de pele.

Quem responde: Mônica Dalmácio, nutricionista, membro do Conselho Regional de Nutrição do Rio de Janeiro e chef do Restaurante Balanceado

Por que sinto nojo em relação a determinados alimentos?
O nojo associado aos alimentos é, na maioria das vezes, de origem psicológica. Essa sensação está relacionada ao aspecto, odor e sabor. Entretanto, existe um problema de saúde, a pedra na vesícula, que causa intolerância na ingestão de alguns ingredientes, principalmente os mais gordurosos. Pessoas com esse diagnóstico, após ingerirem alguns alimentos, sentem náusea, vômitos, nojo e indisposição. Portanto se essa sensação acontecer com frequência é necessário investigar com um especialista.

Quem responde: André Siqueira Matheus, cirurgião do Serviço de Cirurgia de Vias Biliares e Pâncreas do departamento de Gastroenterologia da Universidade de São Paulo (USP).

Por que as unhas ficam quebradiças?
Existem diversas causas, entre elas, o hipotireoidismo (doença relacionada aos baixos níveis de hormônio tireoidiano); doenças de pele (psoríase, dermatite atópica e eczemas em geral); desnutrição, ocasionada muitas vezes por dietas "radicais"; menopausa; lavagem excessiva das mãos; exposição prolongada ao frio; queimadura solar; exposição duradoura a produtos químicos, como removedor de esmalte e lesão repetida das pontas dos dedos. Para manter as unhas saudáveis e bonitas, evite levar as mãos à boca, não deixe acumular resíduos de sabão, hidrate-as com óleo de amêndoas, ureia ou lactato de amônia, e use cosméticos à base de ativos como pantotenato de cálcio e pool de aminoácidos.

Quem responde: Sara Bragança, dermatologista especializada em Medicina Estética Ortomolecular.

O que acontece com o corpo após uma anestesia?
Existem dois tipos de anestesias ligadas à sedação, a raquiana peridural e a geral. A primeira é aplicada no local onde a cirurgia será realizada. Os anestésicos utilizados paralisam de forma reversível a ação dos nervos espinhais responsáveis pela sensibilidade do corpo, tudo para que, durante a cirurgia, o paciente não sinta nenhum incômodo. Já os medicamentos utilizados na anestesia geral deixam o organismo (principalmente o cérebro) trabalhando com atividade metabólica mínima, os reflexos do organismo à dor são abolidos e não há consciência durante o efeito da anestesia. O coração bate com frequência mais baixa, a respiração fica reduzida e o pulmão precisa do auxílio de equipamentos para funcionar.

Quem responde: Antonio Silva Neto, anestesiologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.


Autor: Imprensa
Fonte: Revista Viva Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581