.
 
 
Infecção Urinária: urologista do Grupo São Pietro alerta sobre os riscos da comorbidade no verão
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/01/2024

Infecção Urinária: urologista do Grupo São Pietro alerta sobre os riscos da comorbidade no verão

Dr. João Álvaro Silva, médico especialista em urologia, explica sobre a ocorrência nesta estação do ano e suas principais causas

Com a chegada do verão há um aumento de muitas doenças, entre elas urológicas, principalmente as infecções no trato urinário. A transpiração devido às temperaturas elevadas e casos leves de desidratação são bem comuns, o que leva a diminuição da ida ao banheiro. Essa condição pode acometer homens e mulheres, sendo a última o gênero mais comum devido a características anatômicas, como a uretra mais curta em relação ao do sexo masculino, o que facilita a infecção por bactérias na bexiga.

De acordo com o coordenador de urologia do Grupo São Pietro Saúde, Dr. João Álvaro Silva, os cuidados com a saúde no verão devem ser reforçados para não acarretar problemas. "Em períodos de temperaturas mais elevadas, a hidratação torna-se essencial na nossa rotina", alerta o médico. Sobre a prevenção da doença, além da hidratação, Dr. João Álvaro reforça algumas medidas preventivas, principalmente sobre as mulheres, onde a infecção é mais comum. "Algumas rotinas específicas da higiene íntima feminina associadas à orientação de urinar após a relação sexual são importantes para reduzir as chances de desenvolver sintomas compatíveis com infecção urinária", reforça o especialista.

Confira abaixo alguns fatores de risco para infecção urinária:

  • Falta de hidratação: a desidratação resulta em uma redução na frequência de micção, permitindo que as bactérias se acumulem na bexiga. Portanto, o verão demanda mais consumo de líquidos.
  • Transpiração: o suor, devido às altas temperaturas, também pode levar a desidratação e o acúmulo de bactérias.
  • Roupas de banho úmidas: trajes de banho molhados por períodos prolongados podem ser um terreno fértil para bactérias, ocorrendo principalmente nas mulheres.

Em geral, a infecção urinária é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite), os rins (pielonefrite) e, especialmente nos homens, pode infectar a próstata (prostatite). Uma doença que também aumenta as chances de desenvolver infecções urinárias é a diabetes descompensada. Na população masculina – sobretudo homens com mais de 50 anos – o aumento nas dimensões da próstata pode implicar distúrbios do esvaziamento da bexiga e consequente aumento da chance de desenvolver infecções do trato urinário.

Entre os sintomas da infecção urinária estão a necessidade urgente de urinar com escassa eliminação da urina, ardor, dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre, além de febre. Toda a infecção demanda cuidado e a necessidade de orientação médica ao menor sinal de incômodo. "Caso apresente desconforto ou ardência ao urinar, não hesite em procurar o especialista", reforça o urologista.

Sobre o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas

Com cuidado e transformação em seu DNA, o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas destaca-se com atuação em hospitais especializados, em rede de clínicas de Oftalmologia e Urologia e no segmento de sênior living. Possui em sua rede o Hospital Banco de olhos, o maior centro de ensino e cuidado de oftalmologia do sul do país, e o Prime Day Hospital especializado em urologia. O Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas conta com unidades em Porto Alegre, Canoas, Portão, São Leopoldo, Taquara e Xangri-lá, oferecendo à população serviços norteados pela sustentabilidade, qualidade e segurança, inovação e tecnologia, ética e respeito. Mais informações em: www.saopietro.com.br.


Autor: Redação
Fonte: Martha Becker Connections
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581