.
 
 
Frio aumenta o risco de infarto
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/08/2024

Frio aumenta o risco de infarto

Em baixas temperaturas, os vasos sanguíneos se contraem para evitar a perda de calor, deixando o coração em um estresse adicional que pode levá-lo ao colapso

Depois de iniciar com semanas de calor, o inverno começa a apresentar seus típicos dias frios. Enquanto as temperaturas caem, cresce a preocupação com os casos de infarto. Pesquisas mostram que o risco chega a aumentar 30% nesta época do ano, no Brasil. Em países mais frios, que atingem temperaturas abaixo de zero, o cenário é ainda pior: nos Estados Unidos, por exemplo, mais pessoas morrem de ataques cardíacos na última semana de dezembro do que em qualquer outra época do ano.

De acordo com o cardiologista do Hcor Dr. Jorge Koroishi, isso acontece porque o organismo responde ao frio exigindo mais esforço do coração para manter o calor corporal e um suprimento sanguíneo adequado. "As baixas temperaturas desencadeiam a constrição dos vasos sanguíneos, reduzindo o fornecimento de oxigênio ao músculo cardíaco. Com isso, aumentam os riscos de formação de coágulos sanguíneos e de elevação da pressão arterial e dos níveis de colesterol, que podem favorecer as complicações cardíacas", explica.

O problema pode afetar homens e mulheres, de qualquer faixa etária, mas o risco aumenta de acordo com a idade e com as condições de saúde. "Para indivíduos que realizam tratamento de doenças cardíacas pré-existentes, a sobrecarga ao trabalho cardíaco aumenta significativamente o risco de sofrer angina, ataques cardíacos, arritmias e várias outras doenças cardiovasculares durante o inverno", revela o especialista.

Além do cuidado com a exposição ao frio, os cardiopatas precisam redobrar a atenção com a prevenção das doenças infecciosas comuns nesta época do ano. "A queda na temperatura, muitas vezes, deixa as pessoas mais suscetíveis a contrair gripes e resfriados. De maneira geral, não são condições graves para indivíduos saudáveis, mas para aqueles que já possuem uma doença, como a cardíaca, pode até ser fatal", alerta.

Reduzir esses riscos e preservar a saúde do coração durante o inverno exige a adoção de várias medidas preventivas importantes. "Evite ficar exposto ao tempo frio por longos períodos, use roupa apropriada, prefira realizar atividades físicas em ambientes fechados, adote uma alimentação saudável e consuma bebidas e comidas quentes para ajudar o corpo a manter o calor e circulação sanguínea adequada. No mais, mantenha as consultas de rotina com o seu médico, pois pode ser necessário fazer ajuste na medicação nesta época do ano.".

Sobre o Hcor

O Hcor atua em mais de 50 especialidades médicas, entre elas Cardiologia, Oncologia, Neurologia e Ortopedia, além de oferecer um centro próprio de Medicina Diagnóstica. Possui Acreditação pela Joint Commission International (JCI) e diversas certificações nacionais e internacionais. Desde 2008, é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o que proporciona que seu impacto em saúde esteja presente em todas as regiões do país.

Instituição filantrópica, o Hcor iniciou suas atividades em 1976, tendo como mantenedora a centenária Associação Beneficente Síria, que também conduz projetos gratuitos de saúde para população em situação de vulnerabilidade. Além do escopo médico-assistencial, o hospital conta com um Instituto de Pesquisa, reconhecido internacionalmente, que coordena estudos clínicos multicêntricos com publicações nos mais conceituados periódicos científicos. Conjuntamente, capacita milhares de profissionais anualmente por meio do Hcor Academy com seus cursos de pós-graduação, cursos de atualização e programas de residência e aprimoramento médico. 


Autor: Redação
Fonte: Fleishman
Autor da Foto: Freepik

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581