A gestão integrada entre as três entidades que compõem o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, tem potencializado os negócios e garantido maior engajamento entre os colaboradores. A gestão compartilhada oportunizou a criação de uma cultura organizacional "Tri juntos", uma referência à expressão popular gaúcha e às três entidades. A "Cultura Tri", criada e fomentada aos colaboradores a partir de um processo de diálogo e construção colaborativa, tem gerado impactos positivos para as pessoas e para os projetos desenvolvidos por elas.
A integração da gestão, em 2020, inspirou a criação colaborativa, no ano seguinte, de uma nova cultura organizacional que acompanhasse as novas estratégias da entidade e impactasse positivamente a experiência dos colaboradores com o propósito das entidades. Há quase oito décadas de atuação no Estado, Sesc/RS e Senac-RS cumprem as importantes missões de levar qualificação profissional e qualidade de vida
para a comunidade gaúcha, como braços sociais da Fecomércio-RS, que, por sua vez, representa as empresas do comércio de bens, serviços e turismo que atuam nas mais diversas cadeias produtivas da economia, gerando riqueza, emprego e desenvolvimento.
Dentre as diversas estratégias de implementação da "Cultura Tri", o desenvolvimento dos colaboradores por meio da vivência da nova cultura organizacional, foi um pilar fundamental. Com as atividades de desenvolvimento promovidas, os colaboradores conectaram seus conhecimentos e as experiências da entidade, facilitando a comunicação, o compartilhamento de informações e a vivência de uma cultura colaborativa.
Além disso, através de encontros anuais para atividades como palestras e networking, também é possível metrificar o engajamento cultural dos colaboradores. Dentre os resultados, destaca-se o aumento da adesão dos colaboradores à nova cultura organizacional, atingindo 94,5% de adesão em 2023, índice este que supera a meta prevista e representa aumento de mais de 3% em comparação ao resultado de 2022.
Os aprendizados e resultados demonstram que uma cultura organizacional forte e positiva se torna um diferencial competitivo para uma organização, contribuindo para a inovação e a satisfação dos colaboradores. Nesse sentido, a "Cultura Tri" inspira e guia os colaboradores a promoverem o desenvolvimento da economia, dos trabalhadores do comércio e da sociedade gaúcha.