![](../sissaude/adm/php/noticias/imagens/grandes/HPSC BANCO DE IMAGENS.jpg)
O Hospital de Pronto-Socorro de Canoas (HPSC), referência em traumatologia e atendimento de urgência e emergência no Rio Grande do Sul, recebeu um importante apoio para a recuperação estrutural do prédio, comprometido pelas enchentes de maio de 2024. A instituição recebeu doação no valor de R$ 250 mil da Philip Morris Brasil (PMB) para as obras de reconstrução.
Desde as enchentes, o hospital precisou transferir seus serviços assistenciais para o Hospital Nossa Senhora das Graças, garantindo que a população não ficasse desassistida. Na última semana de janeiro, o HPSC assumiu integralmente os atendimentos da emergência do Hospital Nossa Senhora das Graças até que as obras de reconstrução sejam concluídas.
O HPSC atende exclusivamente pelo SUS e é referência para 102 municípios, realizando mensalmente cerca de 4.255 atendimentos de emergência e mais de 440 internações. Com essa doação e outras iniciativas coletivas, o hospital segue mobilizado para retomar suas operações em sua estrutura original o mais breve possível, garantindo atendimento de qualidade à população.
"As enchentes impuseram desafios imensos, obrigando-nos a realocar nossos serviços para garantir a continuidade do atendimento à população. A parceria com a Philip Morris Brasil fortalece nossos esforços coletivos e demonstra o impacto positivo de empresas que se comprometem com a responsabilidade social", destacou Marcelo Elísio, diretor administrativo do HPSC.
Médico de formação e conhecido por sua atuação na área da saúde no Rio Grande do Sul, o Deputado Federal Pedro Westphalen articulou voluntários para auxiliar o estado durante a enchente. A Philip Morris Brasil, que atua no estado há mais de 50 anos, tem um compromisso de longo prazo com a comunidade local. Por esse motivo, a empresa prestou apoio financeiro ao processo de recuperação do HPSC.
A decisão da contribuição surgiu após um estudo criterioso sobre as maiores necessidades da população, explicou Cleber Silveira, gerente de Assuntos Corporativos da Philip Morris Brasil. "O HPSC impacta mais de 3 milhões de pessoas e é responsável por cerca de 30% dos atendimentos de trauma no estado. Nosso compromisso local vai além dos negócios, essa doação é uma forma de contribuir com um serviço essencial para a comunidade", disse.