.
 
 
Prevenir é o melhor remédio
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/12/2009

Prevenir é o melhor remédio

É cada vez mais imprescindível que o homem visite o urologista ao menos uma vez ao ano

Foi se o tempo em que ir ao médico era sinônimo de estar doente. Mais do que cuidar da saúde, as consultas com o médico ajudam a prevenir doenças e tratá-las a tempo. Isso porque, na maioria dos casos, as doenças têm cura. E, quanto mais cedo forem diagnosticadas, as chances de tratá-las e não sofrer com os sintomas são maiores.

Com as crianças, o cuidado é intenso e mães e pais já têm a consciência da importância de se visitar um médico, neste caso, o pediatra. Já as mulheres têm o hábito de ir com frequência ao ginecologista, afinal, ele poderá auxiliar em várias questões da saúde da mulher, como acompanhar os exames preventivos de mama e cólon de útero. No caso dos homens, a ida ao médico ainda não se demonstrou uma atitude pró-ativa, espontânea e rotineira, pelo menos, para a maioria. No entanto, é preciso estar alerta, pois casos de hipertensão e câncer de próstata, mais comuns no sexo masculino, podem ser evitados precocemente, sem necessidade de cirurgias ou internamentos.

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no homem e representa mais de 40% dos tumores que atingem o sexo masculino em idade superior aos 50 anos. “É nesta fase do homem que ele precisa ter ainda mais cuidado com a sua saúde”, explica Ariovaldo Chequer, urologista da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que 50 mil casos aparecem por ano no Brasil. Por isso, é preciso estar ainda mais atento. Afinal, cerca de 35% das biópsias de próstata com câncer não apresentam o tumor, o que faz com que seja preciso uma média de quatro biópsias para se diagnosticar a doença. É por isso que o exame de toque é imprescindível, já que de 10% a 20% dos casos não são apontados em outros exames.

A ida ao urologista é recomendada ao menos uma vez ao ano. Afinal, além de prevenir contra o câncer de próstata, outras doenças podem ser diagnosticadas a tempo. “Estar sempre atento à saúde significa visitar seu médico com periodicidade. Mas, é preciso seguir todas as recomendações para que o tratamento tenha eficácia”, argumenta Chequer.

Com esta medida, são diversas as doenças que podem ser diagnosticadas a tempo, como a hipertensão, insuficiência renal, incontinência urinária, câncer de pênis, bexiga e rim, infertilidade, deficiência androgênica do envelhecimento masculino, entre outras. “O urologista pode ser o médico com que o homem pode fazer todo o check-up. Afinal, ele poderá encaminhar a outros especialistas caso haja algum problema além da urologia”, completa o urologista da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais.


Autor: Imprensa
Fonte: Lide Multimídia – Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581