
Um evento especial em homenagem ao Dia das Mães foi promovido neste sábado (10) pelo Instituto Moinhos Social, do Hospital Moinhos de Vento, em parceria com a Associação Cozinha das Pretas, no bairro Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre. O encontro foi realizado na Instituição de Educação Infantil e Assistência Social Eugênia Conte e celebrou o amor e a força das mães da comunidade, que superaram os impactos causados pela maior enchente registrada na capital há um ano. Cerca de 100 pessoas participaram do evento, que serviu galeto com salada no almoço e bolo.
Para Giovana Munhoz, que é consultora de transformação social do Instituto Moinhos Social, a celebração teve como objetivo proporcionar um momento de alegria para as mulheres e crianças da comunidade no Dia das Mães. "Trazer também um carinho e um apoio para as mães, que são de um bairro de vulnerabilidade social e acabaram sofrendo com as enchentes, e diversão para as crianças, com os brinquedos."
A iniciativa da Associação Cozinha das Pretas surgiu durante a enchente de maio do ano passado e se tornou exemplo de solidariedade e resistência na periferia. Um grupo de mulheres negras e de baixa renda se organizaram para auxiliar a própria comunidade, principalmente as pessoas mais necessitadas.
Para a coordenadora da Cozinha das Pretas, Ana Paula da Silva, poder promover esse encontro, um ano após a calamidade, representa uma evolução. "Há um ano estávamos todos nos ajudando — comunidade com comunidade, lideranças, pessoas recebendo doações. Nós começamos com um fogareiro no meio da rua. Hoje olhar pra trás e ver a Cozinha das Pretas cada vez mais envolvida na comunidade, ajudando e fortalecendo iniciativas como estas, é gratificante."
Afetada pela enchente, Ana Paula Sell teve que abandonar a sua casa, em Cachoeirinha, e, desde então, mora no Rubem Berta na casa de parentes. Para ela, o projeto foi essencial nos momentos de maior dificuldade. "A gente pegava as marmitas na época e ainda pega. Foi isso que ajudou. Tem bastante gente na casa, então esse apoio foi e segue sendo muito importante", afirmou.