.
 
 
Precauções durante a estação mais quente do ano
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/01/2009

Precauções durante a estação mais quente do ano

Cuidados com a exposição ao sol devem ser redobrados no verão

O verão, a estação mais quente do ano, requer uma série de precauções e cuidados em relação à exibição ao sol. Não é novidade a quantidade de problemas cuja exposição inadequada ao astro pode trazer para a saúde, indo do melanoma (câncer de pele), o ápice desses males, até à manchas desagradáveis que só desaparecem com um tratamento dermatológico. Mesmo diante de todos esses perigos, ainda há quem se aventure, submetendo-se ao bronzeamento exagerado, arriscando de forma inconseqüente a própria saúde.

O ser humano é submetido à ação do sol desde o momento que nasce até o dia em que morre. A qualidade dessa exposição e fatores como a quantidade de melanina presente na pele de cada um é o que vai determinar em que condições sua pele chegará à terceira idade e se tal indivíduo desenvolverá determinadas doenças dermatológicas. No entanto, existem certas precauções que podem ser tomadas para a manutenção de uma pele saudável e protegida contra os raios solares, como explica o dermatologista Dr.Alberto Cardoso.

“Não é só no verão que se deve tomar cuidados com as exposições nocivas e irregulares ao sol, mas como essa estação é a de maior quantidade de raios ultravioletas, deve ter uma atenção especial. O primeiro fator de proteção é o horário. O momento adequado para a exposição ao sol é antes das 10 horas e depois das 15 horas, no intervalo das 10 às 15 horas não é aconselhado. O segundo fator de proteção são os filtros solares. Seguindo a orientação de um dermatologista em razão dos diferentes tipos de pele, deve-se usar um filtro solar eficaz; qualquer idade pode usar filtro solar, mas existem aqueles para idades específicas, pois as crianças requerem cuidados especiais” afirma o dermatologista.

Além dos filtros solares e do horário, existem ainda, segundo o Dr. Alberto, várias outras formas de minimizar os malefícios causados pelos raios solares, como o uso de guarda-sóis, viseiras, chapéus e barracas. A alimentação também é primordial e deve ser equilibrada, com bastante frutas e verduras, assim como água e sucos constantemente, para manter a hidratação do corpo. A alimentação à base de frutas e verduras combate alguns inimigos do corpo por vezes desconhecidos, que são os radicais livres, moléculas ligadas a processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento precoce. Os antioxidantes presentes nas frutas e verduras protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres. Alguns antioxidantes são produzidos por nosso próprio corpo e outros - como as vitaminas C, E e o beta-caroteno - são ingeridos.

Um grande inimigo da pele também pode ser a técnica de bronzeamento artificial, que é totalmente desaconselhada pelas Sociedades de Dermatologia no mundo inteiro. Não é proibido, mas algumas clínicas de estética e academias estão tendo que se regularizar perante os órgãos competentes. A carga descontrolada de radiação ultravioleta A pode causar lesões graves como o câncer de pele. Todo cuidado é pouco. Assim como também não se deve recorrer a crendices e orientações de leigos em relação aos cuidados com o sol.

Dado o recado, o sol é um grande amigo que, se usufruído com moderação e consciência pode tornar-se um grande aliado da saúde; “O sol é algo maravilhoso. Ele melhora nosso astral e todo mundo deve aproveitar. Além disso, está na incidência da luz do sol no corpo uma das principais fontes da síntese de vitamina D, que principalmente nas mulheres previne a osteoporose, pois é responsável pelo metabolismo do cálcio” ressalta o Dr. Alberto Custódio. Então, o melhor a fazer é aproveitar com consciência, sem exageros presentes que podem acarretar em arrependimentos e problemas futuros.


Autor: Isaac Moraes
Fonte: Alagoas em Tempo Real

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602