.
 
 
Melhoria de resultados cirúrgicos relaciona-se com uma gestão eficaz, aponta estudo
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/03/2010

Melhoria de resultados cirúrgicos relaciona-se com uma gestão eficaz, aponta estudo

Estudo recente avalia a relação entre o modelo organizacional e ocorrência de óbitos e demais desfechos em um centro de cirurgia cardiovascular

A mudança das características dos pacientes com adoecimento cardíaco estrutural são evidentes nos últimos anos, resultante das transformações demográficas observadas e do estilo de vida agitado. Com isso, um contigente cada vez mais expressivo de pessoas têm buscado atendimento em hospitais e centros de atenção à saúde, que, por sua vez, precisam se adequar a esse novo perfil.

Um artigo inédito, publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, avalia a influência dos fatores organizacionais nos resultados cirúrgicos. Os pesquisadores, liderados pelo cirurgião cardiovascular Fernando Atik, justificam a relevância do estudo, uma vez que a importância da minimização de riscos é indiscutível nos dias de hoje, em que os ajustes devem ser uma constante atividade para quem deseja assistir melhor o paciente.

Os autores avaliaram, ao longo de 17 meses, a relação entre mortalidade hospitalar e eventos combinados com a adoção de um modelo organizacional pautado em uma assistência multiprofissional integrada, medicina baseada em evidências e resolução de conflitos interpessoais. Mais de 300 pacientes tiveram seus resultados avaliados antes, durante e depois do procedimento cirúrgico.

Todos os dados foram agrupados em banco de dados estatísticos sistematizados, de modo a permitir análises com precisão. Os resultados evidenciaram uma queda de quase 10% nos casos de mortalidade hospitalar após a adoção do modelo. No caso de eventos combinados (infarto agudo, insuficiência renal aguda, AVC e outros), a redução foi na casa de 7%.

Com isso, os autores concluiram que uma melhoria rápida nos resultados cirúrgicos pode ocorrer após a implementação de modelos organizacionais semelhantes ao utilizado durante o estudo. Confira o texto na íntegra e saiba como aplicar o modelo em sua instituição.

Referência:

ATIK, Fernando A. et al. Resultados da implementação de modelo organizacional de um serviço de cirurgia cardiovascular. Rev. Bras. Cir. Cardiovasc., Jun 2009, v. 24, n. 2, p.116-125.


Autor: Guilherme Wendt - Equipe SIS.Saúde
Fonte: Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581