Enquanto o desafio de eliminar a epidemia da dengue não for vencido no Brasil, um medicamento homeopático indicado para o tratamento dos sintomas da dengue, registrado pela Anvisa e já disponível no mercado, vem comprovando que a Homeopatia tem contribuições benéficas e importantes para a sociedade. Trata-se do Proden®, medicamento homeopático produzido e comercializado pelo Laboratório Almeida Prado, que auxilia no tratamento dos sintomas da dengue, como cansaço, desânimo, indisposição, dor de cabeça, dor muscular, náuseas, inapetência, febres e calafrios, dor abdominal e dor retro-ocular.
Foi publicada na revista científica International Journal of High Dilution Research a pesquisa realizada pelo médico homeopata e pesquisador Dr. Renan Marino na cidade de São José do Rio Preto, em 2007, onde ficou demonstrado que o medicamento também atua na prevenção, reduz o índice de contaminação em 73% dos casos e diminui o tempo de recuperação do paciente, além de tratar da sintomatologia, inclusive as complicações hemorrágicas.
Segundo a pesquisa, mesmo não sendo uma vacina, todos que estejam expostos devem tomar o medicamento. “Recomenda-se que seja utilizado especialmente por aqueles que residam em zonas endêmicas ou que pretendem viajar para locais onde haja necessidade de medidas de prevenção efetiva”, completa o médico e pesquisador.
Um dos ativos naturais da fórmula é o Eupatorium perfoliatum, uma planta medicinal que, usada homeopaticamente, tem comprovada ação analgésica sobre as dores no corpo. Por sua vez, o Phosphorus, um mineral, elemento da natureza, que também compõe a formulação, ajuda a proteger as funções hepáticas comprometidas pela ação do vírus da dengue, reduzindo também as náuseas e vômitos. Já o ativo Crotalus horridus, medicamento homeopático preparado a partir do veneno da cascavel, tem sua ação homeopática nos mecanismos de coagulação sanguínea, com excelentes resultados na dengue hemorrágica.
Para o Dr. Renan Marino, o medicamento, que pode ser vendido sem receita médica, foi desenvolvido antecipando-se a possibilidade de o paciente ter contraído a dengue e deveria ser, na prática, utilizado em situações epidêmicas.
“Esta medicação homeopática tem sua eficácia baseada nas respostas do organismo às três substâncias contidas em sua formulação, que se devem à reação do organismo a cada uma delas, que é o fundamento da homeopatia, isto é, o “sintoma semelhante” curando o “semelhante” (lei da similitude)”, através das diluições sucessivas desta mesma substância”, afirma o Ezequiel Viriato, farmacêutico do Laboratório Almeida Prado e professor de homeopatia.
Não é de hoje que os medicamentos homeopáticos ocupam um importante e eficaz papel no tratamento da população em situações epidêmicas. Estes medicamentos já foram utilizados em grandes endemias mundiais, como na grande epidemia de cólera entre 1830 e 1834, na epidemia de escarlatina, na gripe espanhola (1919), na gripe asiática (1957), na gastroenterite epidêmica em Minas Gerais (1960), como profilático contra a meningite meningocócica em Guaratinguetá (1974), dentre outras. Mais recentemente, foi utilizada, com sucesso, em estudos realizados em Cuba (2003), São José do Rio Preto (2007) e em Macaé (2007/2008), em que os pesquisadores obtiveram indícios de grandes benefícios na ação terapêutica da dengue.
Serviço:
Medicamento: PRODEN®
Registro na Anvisa: medicamento homeopático, sob nº. 1.0266.0168.001-3, publicado no DOU (Diário Oficial da União) em 08/12/2008
Indicação: auxiliar no tratamento dos sintomas da dengue
Medicamento isento de prescrição médica
www. http://www.homeopatiaalmeidaprado.com.br
Informações sobre endereços de farmácias que receberam o produto podem ser obtidas pelo 0800 707 6311 (ligação gratuita)