.
 
 
Passo Fundo
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/01/2010

Passo Fundo

Governo inaugura Centro de Aplicação e Monitoração de Medicamentos Injetáveis em Passo Fundo

No Hospital da Cidade, em Passo Fundo, foi inaugurado nesta quinta-feira (28), pelo secretário da Saúde, Osmar Terra, e pela presidente do Comitê de Ação Solidária, Tarsila Crusius, o Centro de Aplicação e Monitoração de Medicamentos Injetáveis (Cammi), para atendimento aos portadores de Hepatite C da Região da Produção. O objetivo do governo é instalar um Cammi em cada macrorregião do Estado. Em fase de negociação, estão os previstos para Ijuí, Uruguaiana, Santa Cruz e Santa Maria.

"O Centro é uma proposta inovadora, não só de economia de recursos, como no atendimento e acompanhamento modelar aos portadores. É um trabalho de gestão dos recursos e remédios" afirmou Tarsila. Ela destacou também a eficiência da rede de atenção aos portadores, ações de biosegurança aplicada às manicures e tatuadores, campanhas de vacinação e o decreto da governadora Yeda Crusius, estabelecendo maio de 2010 como o mês das hepatites, onde diversas atividades de prevenção e informação estão sendo programadas.

Segundo o coordenador técnico do hospital, médico Rosemar Stefanon, a parceria com o governo do Estado "é muito profícua. Este espaço oferece o atendimento nas condições adequadas, a medicação é aplicada com controle de qualidade". O médico lembrou que, o primeiro mamógrafo adquirido pelo hospital foi através de emenda parlamentar da então deputada federal, Yeda Crusius.

De acordo com o secretário da Saúde, Osmar Terra, Passo Fundo é referência em saúde no Estado. Ele considerou o município como o segundo pólo em estrutura e atendimentos. "É fundamental a instalação deste Centro e graças ao trabalho destacado de Tarsila, uma militante na área da saúde, questões relevantes como é o caso das hepatites, passou a ser considerada uma prioridade de governo".

Atualmente, cinco centros estão operando integralmente no Rio Grande do Sul. Dois deles estão em Porto Alegre, e os demais em Pelotas, Rio Grande e Caxias do Sul. O Cammi de Passo Fundo, o terceiro inaugurado pelo atual governo, é um serviço especializado que vai acompanhar o tratamento de aproximadamente 200 pacientes com Hepatite C da região.

A iniciativa consta do Programa Estadual de Combate as Hepatites Virais, instituído pela governadora Yeda Crusius em 2008 e operacionalizado através do Comitê Intersetorial de Enfrentamento das Hepatites Virais. Coordenado por Tarsila, a iniciativa é considerada como modelar em ações de vigilância, informação e controle da doença no Rio Grande do Sul. Tem investimento garantido de R$ 2 milhões para 2010.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581