.
 
 
Vacinação
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/03/2010

Vacinação

Segunda etapa de vacinação contra a gripe A começa hoje

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou hoje pela manhã, 22, em mais de 150 postos, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1, que se estenderá até 2 de abril. Nessa fase, serão imunizados gestantes, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos (exceto idosos). O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Seligmann, esteve no Centro de Saúde Modelo (avenida Jerônimo de Ornelas, 55) para avaliar o atendimento. Ele reforçou a importância nas medidas de prevenção que todas as pessoas devem adotar no dia-a-dia, como lavar as mãos com frequência, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao tossir ou espirrar e evitar compartilhar alimentos e objetos pessoais.

O secretário pediu que todos sigam o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde para evitar filas. Hoje, várias pessoas da fila não estavam enquadradas nessa etapa. Além de duas salas de atendimento das vacinas de rotina, o Modelo destacou uma equipe para atender as crianças, uma para as gestantes e duas para os pacientes com doenças crônicas. Os grupos prioritários são aqueles com maior risco de desenvolver formas graves da doença e morrer. Eles foram definidos pelo Ministério da Saúde em consenso com sociedades científicas, entidades de classe e representantes de estados e municípios. Segundo o ministério, os critérios para definição dos públicos prioritários levaram em conta as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os dados epidemiológicos observados na primeira onda da pandemia no Brasil e a experiência dos países do hemisfério norte.

A OMS recomenda a imunização de quatro grupos: trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas. No Brasil, a vacinação foi ampliada para outros três grupos: crianças de seis meses a menos de dois anos e adultos de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos.

Indicações - Todas as grávidas, independente do período de gestação, devem se vacinar. As mulheres que engravidarem após o fim dessa etapa poderão se imunizar nas fases seguintes. Na vacinação das crianças, pais e responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês que completaram seis meses e os menores de dois anos. É muito importante que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação da criança.

Os doentes crônicos devem procurar os postos de vacinação, pessoas com menos de 60 anos e problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para Aids e câncer ou os chamados grandes obesos. Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem. Os idosos que integram esse grupo devem aguardar. A população com mais de 60 anos terá uma etapa exclusiva, entre os dias 24 de abril e 7 de maio, juntamente com a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe comum. Nesse período, todos os idosos serão imunizados contra a gripe comum, como acontece todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, serão vacinados também contra a gripe pandêmica. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez.

Quem se vacina nesta etapa:
- Gestantes (mulheres que engravidarem após essa data poderão se vacinar nas demais etapas da campanha)
- Crianças de 6 meses a menores de 2 anos (aquelas que não foram vacinadas em anos anteriores contra influenza necessitam receber duas doses - a segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira)
- Pessoas de até 60 anos portadoras de doenças crônicas (ver relação das doenças no final do texto acima)
Os idosos portadores de doenças crônicas serão vacinados na quarta etapa (de 24 de abril até 7 de maio), durante campanha de vacinação contra a gripe sazonal.


 


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581