.
 
 
Rio Grande do Sul
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/04/2010

Rio Grande do Sul

Bancos de leite humano garantem incentivo ao aleitamento materno de bebês em UTIs neonatais

A utilização de leite humano como alimento ideal para os bebês, especialmente aqueles internados em UTIs neonatais, e as formas de garantir, por meio dos bancos de leite, que este alimento seja oferecido, de forma adequada, estão em debate durante todo o dia de hoje (12/04) no Hotel Continental. Este encontro, o I Seminário Estadual de Atualização no uso do leite humano nas UTIs Neonatais, é promovido pela Secretaria Estadual da Saúde(SES/RS), através da Seção da Saúde da Criança e do Adolescente. A pediatra coordenadora do Centro de Referência de Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno da SES/DF, Sônia Salviano, explica:

- Os bebês prematuros apresentam produção limitada de enzimas, com prejuízo no desenvolvimento, quando não nutridos adequadamente, e o leite humano possui mais de 20 enzimas, devendo ser oferecido o mais precocemente possível. Não existe nenhum outro leite capaz de substituir adequadamente o leite materno. Além disso, a amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração. O chefe da UTI neonatal do Hospital Centenário, de São Leopoldo, Leandro Meireles, ensina:

- Os bancos de leite asseguram que os bebês prematuros, com menos de 34 semanas, que ainda não conseguem sugar e deglutir, possam receber o leite de sua própria mãe, ou um leite doado. Por outro lado, o banco de leite garante que a mãe possa estimular a produção de leite, com as contínuas retiradas, e dar continuidade à amamentação, quando o bebê receber alta. A iniciativa constitui um importante fator de promoção do crescimento e desenvolvimento físico e emocional do bebê. 

Participam do encontro profissionais de saúde que trabalham em hospitais com UTIs neonatais, Bancos de Leite e nos postos de coleta. O Banco de Leite Humano é responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento materno e execução de coleta, processamento e controle de qualidade do colostro, leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição, sob prescrição médica ou de nutricionista. O RS possui 9 Bancos de Leite Humano, sendo quatro em Porto Alegre - na Santa Casa, Hospital Fêmina, Presidente Vargas e Clínicas.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde do RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581