.
 
 
Pelo interior
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


13/04/2010

Pelo interior

Falta de sinalização adequada em frente ao HUSFP (Pelotas) causa mais um acidente

Na manhã de sexta-feira (09) mais um fato trágico veio confirmar a necessidade da colocação de um redutor de velocidade em frente ao Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel). De acordo com testemunhas, por volta das 9h30, uma médica do HUSFP, que saia da Casa da Gestante - em frente ao Hospital, foi atingida por uma motocicleta.

O condutor da moto, R.S.S. de 27 anos, ainda tentou desviar, mas acabou atropelando a vítima que, após ser encaminhada ao Pronto Socorro de Pelotas (PSP), foi internada na Unidade de Tratamento Intensivo do HUSFP, onde continua em estado estável. O motorista sofreu apenas leves escoriações, ficou em observação no PSP, recebendo alta no mesmo dia.

Há quase dois anos, o Hospital espera uma resposta da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), referente aos pedidos de solução para os problemas de trânsito nas ruas Marechal Deodoro, entre as ruas Padre Felício e Doutor Amarante, e Santa Tecla, em frente ao PSP.

Desde 2008, três ofícios já foram enviados à Secretaria solicitando a colocação de redutores de velocidade nos locais, mas até o momento, conforme o diretor técnico do HUSFP, o médico Ernesto Sousa Nunes, além da colocação de algumas placas, da pintura de faixas de pedestres nos trechos e da colocação de sinal luminoso que nunca funcionou, nenhuma providência mais efetiva foi tomada para reduzir a velocidade dos veículos que passam pelos locais. “Isto representa um risco tanto para os pacientes que precisam chegar ao Hospital como para os colaboradores da Instituição e pedestres que utilizam a rua”, afirmou.

No HUSFP, o fluxo de pessoas é grande devido ao Pronto Atendimento do Hospital, que atende aproximadamente 150 pessoas diariamente, e a Casa da Gestante, localizada em frente ao HUSFP. O diretor técnico reforça que até agora, as medidas adotadas não foram eficazes e o problema do trânsito permanece. “Queremos apenas uma solução adequada para garantir a segurança de todos”, afirma Nunes. “Não podemos mais aceitar que acidentes como este aconteçam. Não é para o HUSFP ou para o PSP que pedimos, mas para as pessoas que circulam por estas ruas, cujas vidas são postas em risco dia a dia”.

Manifestação em prol da vida

Em protesto a falta de segurança no local, os colaboradores do HUSFP e alunos da UCPel realizaram na manhã de hoje (12) uma manifestação pacífica e silenciosa em frente ao Hospital, pedindo mais segurança no trânsito e a colocação de um redutor de velocidade no trecho. Durante a manifestação, os manifestantes foram testemunha de várias imprudências por parte dos motoristas pelotenses.

Além de muitos não respeitarem a faixa de pedestres, um veículo foi estacionado em cima da faixa dificultando o acesso dos usuários a esta. “Mais uma prova de que o desrespeito e a impunidade continuam a imperar nas ruas de nossa cidade”, disse uma das colaboradoras. Para a aluna de medicina, Valeska Valiati, a insegurança no local é preocupante. “Temos aula aqui no Hospital e toda vez que precisamos atravessar estas ruas, a falta de segurança é um fator que nos amedronta”, afirmou.

Morte e imprudência

Na tarde de quinta-feira (08) colisão entre um carro e uma moto no cruzamento entre as ruas Marechal Deodoro e Doutor Amarante causou a morte do condutor da moto, M.A.F.C de 43 anos. O motorista do carro, cuja identidade não foi revelada, relatou à polícia que não tinha visibilidade do tráfego, por isso, precisou avançar o carro na preferencial. Neste momento foi atingido pela vítima que saltou da moto que dirigia e caiu sobre um veículo estacionado. O motociclista chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Jornalista Responsável
Daiane Santos
Contato
(53) 2128.8368
 


Autor: Assessoria de Comunicação e Marketing
Fonte: Hospital São Francisco de Paula

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581