.
 
 
Gravidez tardia
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/05/2010

Gravidez tardia

Perguntas e respostas

A mulher é cada dia mais independente, mais segura de sua posição no mercado de trabalho e em atividades relevantes em todos os setores. Se prevenir complicações decorrentes da própria idade na manutenção da saúde e no controle de doenças, ela pode adiar a maternidade.
A ginecologista Denise Coimbra, especialista em reprodução humana, explica que as mulheres devem ter cuidados para preservar a saúde, se a decisão for ser mãe depois dos 40 anos.

Na semana do Dia das Mães, a ginecologista Denise Coimbra (mãe depois dos 40 anos) explica como manter corpo saudável, a mente alegre e se preparar para ser mãe quando for o melhor momento para o casal.

Quais são as doenças que podem afetar a saúde da mulher?

Com a idade, existem doenças e situações que podem complicar a saúde, como: diabetes, hipertensão, hipo ou hipertireoidismo, assim como o sobrepeso. É importante, também, entender que num período mais tardio, as doenças associadas como os miomas, endometriose, pólipos e a idade podem ser entraves para uma gravidez fácil e natural.

Com o avanço da medicina é possível adiar a gravidez sem risco para a mãe e o bebê?

Como ginecologista e especialista em reprodução humana, afirmo que a ciência está do lado da mulher e vem colaborando com novos tratamentos e estudos em prol da gravidez tardia. Orientada e assistida por um bom médico, tanto a gestante como a criança passarão os nove meses sem intercorrências graves. Preparar-se para a maternidade tardia é mais trabalhoso do que deixar a natureza agir, por isso, procure a orientação de um especialista da área de reprodução humana para ser seguida.

No caso de um procedimento de reprodução assistida, a mulher terá que investir muito dinheiro em tratamento?

Já que adiou a gravidez para desenvolvimento pessoal, profissional ou financeiro, deve ter uma reserva em dinheiro para disponibilizar em tratamento, se houver qualquer dificuldade na gravidez. Parece pouco pensada esta questão, mas é de suma importância, porque ninguém espera a aposentadoria para ser mãe. Também há reprodução assistida pelo SUS e o casal deve se informar.

Novelas discutem congelamento de óvulos e sêmem. Essa é uma alternativa para os casais?

Alguns casais preferem curtir a vida, como se os filhos estivessem guardados na geladeira para serem usados, "amados" a qualquer tempo, disponível, mas isto é falso. Com custo, isto é feito em algumas mulheres que congelam o óvulo, mas tudo tem um preço. Na maioria, o que se escuta em consultório da chamada "mulher poderosa" é que, se precisar, mais tarde fará um bebê de proveta, esquecendo-se do desgaste psicológico e financeiro.

Denise Coimbra é ginecologista, obstetra, especialista em reprodução humana foi mãe depois dos 40 anos.


Autor: Vera Moreira Comunicação
Fonte: Denise Coimbra

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581