.
 
 
Tabagismo
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/07/2010

Tabagismo

Tabagismo dos pais pode acarretar problemas comportamentais em seus filhos

O tabagismo dos pais pode contribuir para o aparecimento de alterações comportamentais em crianças.Esta é a constatação de um grande estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Bristol (Inglaterra), que avaliou crianças oriundas da Inglaterra e do Brasil.

O estudo incluiu 6.735 crianças residentes no sudoeste da Inglaterra, nascidos entre abril de 1991 e dezembro de 1992, bem como, 509 crianças da cidade de Pelotas do Brasil, que nasceram em 1993.A prevalência do tabagismo dos pais foi quase duas vezes maior no grupo de brasileiros (29,4% versus 15,9%).

Após o ajuste para vários potenciais fatores de confusão como peso, idade gestacional e fatores sócio-econômicos, alterações comportamentais como problemas de conduta e externalização de sentimentos, foram mais frequentes em crianças de ambas as coortes (inglesa e brasileira), quando comparadas com aquelas crianças cujos pais não eram fumantes.

"Estes resultados suportam a noção que os problemas comportamentais dessas crianças podem ser mediados pela influência da exposição intra uterina ao tabaco e, em particular a nicotina, em vias de desenvolvimento neurológico", afirmam os investigadores principais do estudo.


Autor: Pediatrics
Fonte: Portal do Coração

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581