.
 
 
Pesquisadores descobrem novas estruturas do leite materno
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/09/2010

Pesquisadores descobrem novas estruturas do leite materno

Ele contém quantidade inesperada de açúcares que cobre a camada interna do intestino do bebê, protegendo-o de bactérias nocivas

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia fez uma importante descoberta: o leite humano contém uma quantidade inesperada de açúcares que cobre a camada interna do intestino do bebê, protegendo-o de bactérias nocivas. Os resultados da pesquisa, que utilizou tecnologia Agilent, foram publicados na edição deste mês do periódico Proceedings, da Academina Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

A tecnologia Agilent HPLC-Chip (high-performance liquid chromatography polymer chip) e o sistema de espectrometria de massas/cromatografia líquida quadrupolo por tempo de vôo (quadrupole time-of-flight- QTOF LC/MS)permitiram que os pesquisadores tivessem uma visão nova das estruturas oligossacarídeas (açúcares) produzidas no leite materno humano por todas as etapas da lactação.

Os oligossacarídeos são o terceiro componente mais abundante no leite materno; antes deste estudo, acreditava-se que não tinham importância biológica. A adoção da tecnologia HPLC-Chip/MS permitiu que os pesquisadores identificassem mais de 200 estruturas oligossacarídeas diferentes no leite humano, agora consideradas um importante fator para o crescimento saudável das crianças.

“Este tipo de pesquisa já foi realizada e duplicada várias vezes no passado”, lembra Dr. Carlito B. Lebrilla, coautor da pesquisa. “Contudo, a nova tecnologia desenvolvida pela Agilent tornou possível identificar e quantificar os oligossacarídeos do leite, proporcionando uma nova e importante observação que não podia ser obtida no passado.”

A Agilent comercializou o conceito HPLC-Chip/MS em 2005, combinando colunas HPLC de nanofluxo, ligando a coluna capilars e o emissor de spray num dispositivo reutilizável, do tamanho de cartão de crédito. Este conceito permitiu que se obtivessem os benefícios da alta sensibilidade com baixo consumo de amostras, o que foi possibilitado uma vez que a tecnologia LC/MS nano é acessível a cientistas sem os problemas de configuração envolvendo microválvulas, ajustes e tubos capilares do sistema LC nano convencional. A adição de informação de alta resolução e precisão de massa dos sistemas da série Agilent 6500 Q-TOF LC/MS permitiu que os pesquisadores identificassem com confiabilidade as estruturas de açúcar.

“Este é verdadeiramente um estudo notável, pois fornece respostas a questões que a comunidade científica busca por décadas”, afirmou Rudi Grimm, Ph.D., diretor de ciência e tecnologia do grupo de Biociências da Agilent. “Como um dos principais parceiros da comunidade acadêmica, estamos satisfeitos e agradecidos por nossa tecnologia ter permitido este estudo notável”.


Autor: Redação
Fonte: Scientific American

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581