Problemas de comportamento, humor e de ansiedade severos, que interferem na vida cotidiana, afetam quase um quarto dos adolescentes americanos, afirma um estudo divulgado na quinta-feira (14) nos Estados Unidos por uma revista especializada.
Segundo o trabalho elaborado por Kathleen Merikangas, do Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH, em inglês), 22,2% dos adolescentes sofrem de transtornos que afetam suas atividades diárias, os quais geram grandes angústias.
De modo geral, pelo menos 51% dos meninos e 49% das meninas de 13 a 19 anos têm problemas de comportamento, humor, ansiedade ou de consumo de drogas, afirma o estudo publicado no "Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry".
Trata-se do primeiro estudo que analisa a prevalência de uma grande variedade de transtornos psiquiátricos com uma mostra representativa em nível nacional.
"A prevalência dos transtornos emocionais e psicológicos é ainda mais forte do que de doenças comuns, como a asma ou a diabetes", destaca o estudo, realizado com 10.000 adolescentes.
O problema mais frequente (30%) é a ansiedade, que pode ser registrada acompanhada de ataques de pânico e fobias sociais.
O segundo mais presente é o deficit de atenção com hiperatividade (19,1%), seguido dos transtornos de humor e depressão (14,3%).