.
 
 
Nova Parceria Público-Privada fortalece a produção nacional de produtos para diagnóstico
 
Entrevistas
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/11/2010

Nova Parceria Público-Privada fortalece a produção nacional de produtos para diagnóstico

Acordo inédito entre a Fiocruz e a empresa brasileira Lifemed S.A. visa fortalecer a posição nacional no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a saúde humana

A Fiocruz e a fabricante de equipamentos e produtos hospitalares, a Lifemed, Assinam nesta segunda-feira, 29, o primeiro acordo público-privado na área de biotecnologia em saúde, com o propósito de suprir as carências tecnológicas nacionais de produtos para diagnóstico. Esta ação visa o desenvolvimento e a transferência de tecnologia para a produção nacional de equipamentos, dispositivos e insumos para diagnósticos laboratoriais e outras aplicações em saúde. Desta forma, pretendem reduzir a dependência nacional de equipamentos para diagnósticos e tornar o país autossuficiente neste setor, que apresenta um déficit crescente da balança comercial, com aumento de cerca de 6,8% entre 2007 e 2009. Para o presidente da Lifemed, Franco Pallamolla, o convênio figura como um importante marco na história da pesquisa e desenvolvimento do país. “Nosso objetivo é consolidar o Brasil como um importante player mundial na fabricação de insumos para diagnóstico de doenças em humanos, beneficiando assim a população brasileira e estimulando o crescimento sustentável da saúde nacional”, ressalta Pallamolla.

Nessa parceria, a Fiocruz ficará responsável pela pesquisa e desenvolvimento de novas aplicações e dispositivos diagnósticos. Já a Lifemed desenvolverá e produzirá todos os equipamentos necessários à utilização destas plataformas. O vice-presidente da Fiocruz, Carlos Gadelha, também ressalta a importância dessa integração entre o setor público e o privado. “A parceria entre a Fiocruz e a Lifemed na área de diagnóstico marca a estratégia de articular as demandas de saúde, com o estímulo à inovação no Brasil, num esforço conjunto que envolve as articulações das instituições públicas de CT&I com o setor produtivo nacional. Esta parceria ganha ainda mais destaque ao mostrar o caráter sistêmico da inovação em saúde, envolvendo, de um lado, o desenvolvimento avançado em novas abordagens biotecnológicas e, de outro, um esforço para a produção de equipamentos e dispositivos médicos no Brasil. É a primeira articulação entre o setor público e o setor privado nacional, que promove a interação na área diagnóstica entre o setor de equipamentos e a biotecnologia. Hoje, o País possui um déficit comercial na área de equipamentos para a saúde e de reagentes para diagnóstico em torno de US$ 2 bilhões, concentrado nos produtos de alta tecnologia. É a partir de uma ação integrada como a envolvida nesta parceria que o País poderá superar esta situação, enfrentando as barreiras técnicas, econômicas e, principalmente, de conhecimento que tornam vulnerável o Sistema de Saúde Brasileiro. Na ponta do processo, estará o cidadão e as atividades de prevenção, promoção e de atenção à saúde, comprometidas com a qualidade de vida, com a inovação e com as necessidades de saúde", declara Gadelha.

Para Pallamolla, os artigos e equipamentos para diagnóstico são essenciais para o fortalecimento de políticas públicas na assistência à saúde da população brasileira, uma vez que o serviço de diagnóstico cresce no país. Segundo estudos mais recentes sobre estatísticas da Saúde – Assistência Médica Sanitária do IBGE, os estabelecimentos que realizam Serviços de Apoio ao Diagnóstico ou Procedimentos Terapêuticos (SADT) aumentam em 12,5% ao ano no setor público e 6,9% no privado. “A cooperação tecnológica viabiliza um crescimento na oferta desses serviços no país, vitais à prevenção e tratamento de doenças humanas”, afirma o presidente da Lifemed.

 


Autor: Daniela Majori
Fonte: CaliaY2

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581