.
 
 
SINDIHOSPA realiza evento de sucesso
 
Destaques
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/04/2009

SINDIHOSPA realiza evento de sucesso

Jornada Sobre Reprocessamento de Produtos Médico-Hospitalares

A primeira Jornada de Estudos sobre Reprocessamento de Produtos Médico-Hospitalares, promovido pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), com apoio da Federação dos Hospitais e Entidades de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e da Associação Gaúcha de Profissionais em Controle de Infecção Hospitalar (AGIH), foi realizada no último dia 24 de abril, no Salão Rio Grande do Sul, Hotel Everest, em Porto Alegre/RS.

O reprocessamento de artigos médico-hospitalares significa a desinfecção e reutilização desses artigos tidos como “descartáveis”. Essa prática tem sido adotada no Brasil e em outros países. É necessário contar com protocolos validados para tal reprocessamento a fim de garantir a saúde da população e dos profissionais de saúde. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), através da Resolução RDC nº 30, de 15 de fevereiro de 2006, que dispõe sobre o registro, rotulagem e reprocessamento de produtos médicos, e dá outras providências, criou dispositivos para nortear o reprocessamento de tais materiais.

 
O reprocessamento de produtos médico-hospitalares é, portanto, um tema bastante polêmico, embora seja pertinente em muitos casos. Em virtude disso, o Comitê de Reprocessamento do SINDIHOSPA promoveu a discussão do tema, contando com a presença de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), da Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centros Cirúrgicos e demais autoridades na área.
 
O público, oriundo de diferentes regiões brasileiras, avaliou o evento de forma extremamente positiva, atribuindo-se ao fato de ser um tema de grande relevância, não somente econômica, mas também ética e ambiental. Durante o dia todo, foram debatidos os temas ligados aos riscos associados ao reprocessamento, assim como foram abordados questões técnicas e de metodologias adequadas, bem como forma apresentados casos práticos aos participantes.
 
Os participantes interessados em obter uma cópia em vídeo do evento, devem enviar um e-mail para: mappel@sissaude.com.br, indicando a quantidade desejada bem como os seus dados completos: nome, endereço, telefone e e-mail.
 
Programação
 
 

8h às 8h45min – Recepção/Credenciamento.

8h45min às 9h40min – Abertura solene – Dr. Cláudio Allgayer (FEHOSUL), Dr. Alceu Alves da Silva (SINDIHOSPA), Maria de Loudes Ravanello (ANVISA)

9h40min às 10h30min – Riscos do reprocessamento – Enfermeira Loriane Konkewicz (Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS).

10h30min às 11h – Intervalo e Feira de Produtos.

11h às 12h – Responsabilidade ética no reprocessamento – Enfermeira Jane Bronzatti (SOBECC – São Paulo/SP).

12h às 13h – Palestra satélite – H.Strattner: Cuidados e Esterilização de Materiais de Cirurgias Videoendoscópicas, com o profissional Carlos Magno, da H.Strattner, de São Paulo/SP.

13h15min às 14h – Palestra satélite – Johnson & Jonhson: OPA – uma solução para desinfecção de alto nível.

14h às 15h – Painel: Processo de limpeza (inspeção, registro e validação do processo) - Enfermeira Jane Bronzatti (SOBECC – São Paulo/SP).

15h às 16h – Projeto ideal para o CME – Engenheira Luciane da Silva Infanti (Hospital Samaritano, São Paulo/SP).

15h às 16h30min – Intervalo.

16h30min às 17h30min – Legislação para Reprocessamento – Dr. Luiz Carlos Fonseca e Silva (Anvisa, Brasília/DF).

17h30min às 18h – Custo x benefício do reprocessamento – Enfermeira Simone de Souza Fantin (Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS).

18h às 19h – Mesa de discussão : Videolaparoscopia (RDC 08/09, de 27/02/2009) - Dr. Luiz Carlos Fonseca e Silva (Anvisa, Brasília/DF) e enfermeira Jane Bronzatti (SOBECC – São Paulo/SP).

19h – Encerramento.

 
 
Entrevistas
 
Em comunicado ao SIS.Saúde, Dr. Cláudio Allgayer, presidente da FEHOSUL, e Dr Alceu Alves da Silva, presidente do SINDIHOSPA, falam da relevância do tema. Para ouvir ou ler as entrevistas integralmente, clique nos ícones abaixo.
 
 
Entrevista Dr. Cláudio Allgayer
  
 
Entrevista Dr. Alceu Alves da Silva
 
 
 
Fotos do evento
 
Clique sobre as fotos para ampliá-las.
 
 
 

Abertura solene.

  

 Presidente do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre, Dr. Alceu Alves da Silva (esquerda), e o presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul, Dr. Cláudio Allgayer (direita). 

 

  

Público durante palestras realizadas no período da manhã. 

 

 

Público durante palestras realizadas no período da manhã. 

 

  

Coffee-break. 

 

 Público durante palestras realizadas no período da tarde.

 

 Feira de produtos.

 

 


Autor: SIS.Saúde
Fonte:

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581